O poder da intercessão | Gênesis 18:23-33
COMPARTILHE esta MENSAGEM
A mensagem do domingo passado foi: Não apagueis o Espírito. Nós é que apagamos o Espírito. Na mensagem, há alguns exemplos do que não devemos fazer para apagar o Espírito. Um deles é não desprezar as profecias. Desprezar as profecias é também desprezar o que o Espírito fala nas pregações. Após ouvir essa mensagem, como está o Espírito em você: aceso ou apagado?
O tema da mensagem de hoje é:
O poder da intercessão | Gênesis 18:23-33
Gênesis 18
²³ Abraão aproximou-se dele e disse: “Exterminarás o justo com o ímpio?
²⁴ E se houver cinquenta justos na cidade? Ainda a destruirás e não pouparás o lugar por amor aos cinquenta justos que nele estão?
²⁵ Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? ”
²⁶ Respondeu o Senhor: “Se eu encontrar cinquenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles”.
²⁷ Mas Abraão tornou a falar: “Sei que já fui muito ousado a ponto de falar ao Senhor, eu que não passo de pó e cinza.
²⁸ Ainda assim pergunto: E se faltarem cinco para completar os cinquenta justos? Destruirás a cidade por causa dos cinco? ” Disse ele: “Se encontrar ali quarenta e cinco, não a destruirei”.
²⁹ “E se encontrares apenas quarenta? “, insistiu Abraão. Ele respondeu: “Por amor aos quarenta não a destruirei”.
³⁰ Então continuou ele: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar. E se apenas trinta forem encontrados ali? ” Ele respondeu: “Se encontrar trinta, não a destruirei”.
³¹ Prosseguiu Abraão: “Agora que já fui tão ousado falando ao Senhor, pergunto: E se apenas vinte forem encontrados ali? ” Ele respondeu: “Por amor aos vinte não a destruirei”.
³² Então Abraão disse ainda: “Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? ” Ele respondeu: “Por amor aos dez não a destruirei”.
³³ Tendo acabado de falar com Abraão, o Senhor partiu, e Abraão voltou para casa.
Vemos aqui Abraão intercedendo pelas pessoas das cidades de Sodoma e Gomorra. Abraão estava diante de Deus quando os anjos do Senhor saíram para ir em direção à cidade de Sodoma. A palavra relata que Deus havia recebido muitas acusações contra Sodoma e Gomorra.
Gênesis 18: ²⁰ Disse-lhe, pois, o Senhor: “As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave ²¹ que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido. Se não, eu saberei”.
É até um pouco engraçado como Abraão fala com Deus na sua insistência para Deus ponderar sua decisão caso houvesse pessoas justas no meio do povo.
A cidade de Sodoma estava totalmente imunda, o povo não temia a Deus e vivia na prática do pecado, eram profanos. No capítulo 19, podemos ver qual era o grau de perversidade daquele povo.
Quando os anjos chegaram na cidade, Ló, sobrinho de Abraão, os recebeu na porta da cidade e insistiu para eles passarem a noite em sua casa.
Gênesis 19
¹ Os dois anjos chegaram a Sodoma ao anoitecer, e Ló estava sentado à porta da cidade. Quando os avistou, levantou-se e foi recebê-los. Prostrou-se, rosto em terra,
² e disse: “Meus senhores, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho. Não, passaremos a noite na praça”, responderam.
³ Mas ele insistiu tanto com eles que, finalmente, o acompanharam e entraram em sua casa. Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram.
⁴ Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa.
⁵ Chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles”.
Olha o nível de destruição moral que estava na mente e no coração daquele povo. As graves acusações realmente eram verdadeiras e o fim daquelas cidades estava decretado.
Gênesis 19: ²⁴ Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. ²⁵ Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação.
Abraão, com toda aquela loucura de perguntas a Deus, porém, irmãos, na verdade, não foi tão louco assim; ele intercedeu pelas pessoas que podiam estar ali e serem justas, mas iriam morrer por estarem no meio daqueles com o coração endurecido.
Gênesis 19: ²⁷ Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor. ²⁸ E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha. ²⁹ Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia.
Deus se lembrou de Abraão, lembrou-se das suas perguntas. Abraão sabia quem era o seu Deus e sabia quem ele era. Deus abençoou a vida de Abraão, nada tinha falta.
A vida de um intercessor deve estar completa em Deus, só assim terá um coração livre para servir ao próximo. Abraão poderia muito bem não ter dito nada, poderia ter aproveitado o tempo que estava face a face com Deus e ter perguntado algumas coisas a respeito do seu futuro, de como seria conquistar toda aquela terra, se Deus ia dar mais anos de vida e saúde para poder aproveitar melhor a vida e as maravilhas do porvir.
Porém, ele estava satisfeito em Deus; a sua vida só tinha sentido se fosse para fazer a vontade do Senhor e contemplar a Sua presença.
Nos dias de hoje, a igreja de Jesus é quem deve estar satisfeita em Deus, pois fomos justificados e salvos pelo sacrifício de Jesus na cruz, temos o mais importante, a presença de Deus, a certeza da nova aliança, uma vida liberta para contemplar a Deus e se dedicar à sua vontade.
A igreja de Jesus tem todos os requisitos para interceder por aqueles que estão no meio da imoralidade, da incredulidade e da imundície desse mundo perverso de graves pecados, pois, desta forma, Deus poderá se lembrar daqueles que estão perdidos e que sejam resgatados para serem inseridos no Corpo de Cristo.
Pode até parecer loucura, ou mesmo ser incompreensível, os servos do Senhor se reunirem para realizar orações de intercessão. Mas há certeza em nossos corações que, de alguma forma, estamos lembrando o nosso Deus daqueles que, neste momento, não são capazes de viver a história que Deus escreveu para a sua vida.
Para a igreja intercessora: Efésios 6:18: Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Que o nosso ministério esteja satisfeito com a presença de Deus e que essa satisfação nos mantenha livres das inclinações da carne que insiste em lutar contra o espírito, mas guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. (Hebreus 10:23)
Gostaria de encerrar declarando a oração que Paulo fez aos efésios:
Efésios 3
¹⁶ Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,
¹⁷ para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor,
¹⁸ possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
¹⁹ e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.
²⁰ Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,
²¹ a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!