O lugar onde Cristo tem nos colocado.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

13/02/2022
Tema da mensagem de hoje: O lugar onde Cristo tem nos colocado.
Abaixo estão os links para você acessar o vídeo desta e de outras ministrações.
https://www.facebook.com/aguiadecristo
https://www.youtube.com/user/aguiadecristo1997

Marcos 6.45-52

E
ste relato que acabamos de ler, de quando Jesus andou por sobre o mar, se deu logo após Ele ter realizado o milagre da multiplicação de cinco pães e dois peixes, para alimentar cinco mil homens.
O lugar era deserto. E a grande multidão após receber de Jesus Seus ensinamentos, passou a ter fome.
Então, Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes que Seus discípulos Lhe trouxeram e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos Seus discípulos, bem como os peixes, para que os distribuíssem entre a multidão. Marcos 6.41-44
Jesus, nos dias da Sua carne, fazia a Sua obra com a cooperação de Seus discípulos. E quando os discípulos obedeciam ao que Jesus lhes ordenava, o milagre acontecia.
Jesus, agora exaltado e glorificado no céu, à destra de Deus, por meio de Sua igreja, que é o Seu corpo na terra, continua realizando a Sua obra aqui na terra; e nós, que somos Seus servos e discípulos, cooperamos com Ele na realização de Sua obra.
1 Coríntios 3.9: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
Hoje, nosso encargo é também distribuir o Pão da Vida àqueles que estão morrendo espiritualmente.

Logo a seguir, …
V. 45 – A palavra “compeliu” significa “obrigou; forçou”.
Jesus, então, obrigou, forçou Seus discípulos a entrarem no barco e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão. Eles foram, embora obrigados e forçados.

V. 46Após despedir a multidão, Jesus subiu ao monte para orar.
Mateus relata que Jesus, quando recebeu a notícia da morte de João Batista, retirou-se num barco, para um lugar deserto, à parte; penso que para orar, pois aquele que preparou o caminho para Ele havia morrido.
No entanto, Ele não conseguiu ficar só e orar; por que: Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos (Mateus 14.14).
Mas após compadecer-se dessa grande multidão e realizar no meio dela o milagre da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes, despediu as multidões. E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só (Mateus 14.23).

Vv. 47-52E a tarde chegou.
E Jesus, sozinho na praia, viu que Seus discípulos estavam em dificuldades, porque o vento lhes era contrário; e foi ter com eles, andando por sobre o mar.
Assim que viram Jesus caminhando sobre o mar, logo pensaram tratar-se de um fantasma; e apavorados, começaram a gritar.
Vendo-os assim, logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!
E Jesus subiu no barco para estar com eles, e o vento cessou.
Seus discípulos ficaram atônitos (pasmos; espantados; admirados), pois não haviam compreendido nem o milagre dos pães e dos peixes; porquanto seus corações se mantinham endurecidos.

Hoje, baseado neste maravilhoso relato bíblico, o Senhor quer tratar conosco sobre o nosso chamado e os lugares onde Ele tem nos colocado.
Será que estamos cumprindo cabalmente o nosso chamado e estado nos lugares em que Cristo tem nos colocado?
Ou nós mesmos temos nos colocado nos lugares em que queremos estar; nos lugares que nos convém; nos lugares que atendem os nossos próprios interesses; nos lugares que nos trazem vantagens; nos lugares onde fazemos o que queremos, quando queremos e à nossa maneira; não cumprindo, assim, cabalmente, o nosso chamado?

Os lugares onde Cristo nos coloca não se limitam apenas à igreja local onde o Senhor nos plantou, mas a todas as áreas da nossa vida: igreja, ministério, família, casamento, projetos, trabalho, lazeres, sonhos, atividades em geral etc.
Somente nos lugares onde Cristo nos coloca é que conseguiremos cumprir cabalmente o nosso chamado; porque fora deles não há como, pois, se assim for, estaremos em desobediência ao nosso Senhor.

Se estivermos em um lugar onde Cristo não nos colocou, e neste lugar viermos a passar por dificuldades, será que Ele virá ao nosso encontro para nos socorrer? Nem sempre Ele virá para nos socorrer.
Porque neste caso, Ele só virá ao nosso encontro se tiver misericórdia de nós; caso Ele não tenha misericórdia de nós, então, Ele não virá.
Sim, Deus usa de misericórdia para com aqueles que já são Seus; mas às vezes não.
Romanos 9.18: Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.
Deus tem o direito de ser misericordioso com quem Ele quiser, e endurecer a quem Ele quiser, pois Ele é Deus, o Soberano Senhor.
Penso que já houve momentos na vida de todos nós em que o Senhor não quis ser misericordioso com a gente.
Portanto, Deus não é injusto quando é misericordioso com alguns, e com outros, não.

Mas se estivermos no lugar onde Cristo tem nos colocado, e neste lugar viermos a passar por dificuldades, será que Ele virá ao nosso encontro para nos socorrer? Sim, neste caso, Ele sempre virá ao nosso encontro para nos socorrer.
Se estivermos no lugar onde Cristo tem nos colocado, fazendo o que Ele tem nos ordenado, então, Ele sempre honrará o compromisso de fidelidade que tem conosco e, sem demora, virá ao nosso encontro para nos socorrer.
Quando estamos no lugar onde Cristo tem nos colocado, Ele não vem a nós para nos socorrer por Sua misericórdia, embora esta esteja envolvida, mas porque o nosso Senhor é fiel à Sua Palavra, ao Seu próprio nome, ao Seu caráter, à aliança que tem conosco etc. Afinal, foi Ele Quem nos colocou nesse lugar.

Não foram os discípulos que decidiram passar para o outro lado, mas o Senhor os compeliu (obrigou; forçou) a entrar naquele barco e passar adiante para o outro lado.
Embora obrigados e forçados, eles estavam onde o Senhor os colocou.
O fato de estarmos no lugar onde o Senhor tem nos colocado, não significa que não passaremos por dificuldades.
Por quais dificuldades os discípulos passaram no lugar onde o Senhor os colocou? Dificuldade para remar, porque os ventos eram contrários. Muito provavelmente também estavam esgotados e com medo.

O próprio Senhor os tinha colocado naquele barco. E por ser responsável por eles diante do Pai (João 17.12), por estar compromissado com eles, por fidelidade à Sua Palavra, ao Seu próprio nome, ao Seu caráter etc., Ele foi ao encontro deles para salvá-los. Eles jamais pereceriam naquela situação.

Por que Jesus obrigou e forçou Seus discípulos a embarcarem naquele barco?
Muito provavelmente, eles perceberam que o tempo estava mudando, e que eles passariam por dificuldades e até risco de morte, se entrassem naquele barco. E foi justamente o que aconteceu.
Hoje, muitos discípulos do Senhor não querem embarcar no chamado para o qual o Senhor os escolheu; tampouco estarem no lugar onde Cristo os tem colocado; e isto por medo, por não estarem dispostos a passar por dificuldades e sofrimentos, por não estarem dispostos a fazer renúncias em suas vidas etc.

Vocês têm percebido como o Senhor tem nos falado insistentemente acerca de alguns assuntos?
Meus amados irmãos, na verdade, entendo que esta insistência do Senhor em relação a certos assuntos é, na verdade, uma das maneiras que Ele usa para nos compelir (forçar; obrigar) a estarmos nos lugares em que Ele quer que estejamos.

É no lugar onde Cristo nos coloca que Ele sempre virá ao nosso encontro, não somente para nos socorrer nas nossas dificuldades, muito mais para estar conosco e nos satisfazer em tudo. Só o Senhor nos satisfaz.

Mesmo que o Senhor obrigue e force você a estar no lugar onde Ele quer que você esteja, saiba que este é sempre o melhor lugar para você estar. Nesse lugar você jamais perecerá, mesmo que passe por dificuldades de toda ordem; afinal, foi o Senhor Quem colocou você nesse lugar.

Senhor: Eu quero estar nos lugares onde o Senhor quer que eu esteja, cumprindo cabalmente o meu chamado e fazendo a Tua vontade. Não me importarei se neste lugar vier a passar por situações adversas e dificuldades, pois sei que o Senhor sempre me socorrerá, e jamais permitirá que eu pereça neste lugar. Amém.

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

 


Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!