Jesus no controle das nossas emoções
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Jesus no controle das nossas emoções
Ministério Infantil
A maior alegria que tenho quando vou ministrar para as crianças, além de servir ao Senhor, é olhar para eles e ver os seus olhos brilhando.
Tenho o costume de sentar com eles no chão, pegar a nossa Bíblia amiga e a caixa de surpresas, e quando vejo eles estão ali aguardando com entusiasmo e querendo muito saber o que o Senhor vai falar.
E quando estava preparando esta ministração o Senhor falou por diversas formas ao meu coração; e a primeira coisa que Ele tratou comigo foi: quando eu estou aqui sentada para ouvir o Senhor, como tem sido a minha atitude, eu fico também neste mesmo entusiasmo e empolgação, afinal de contas é o meu Senhor que está falando?
E a minha resposta foi por muitas vezes NÂO. Muitas vezes sentei aqui mas a minha atenção e pensamentos estavam bem longe.
Então o Senhor me levou a refletir em Mateus 19.14: Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.
O Senhor deixa aqui bem claro que o reino dos céus é daqueles que se assemelham às crianças
Então, que nesta noite, e em todas as vezes que eu e você estiver aqui para ouvir o Senhor, possamos nos assemelhar aos pequenos.
No último mês ministramos ao coração dos pequenos sobre sentimentos e emoções.
E posso dizer que vimos o sobrenatural do Senhor; pequenos compartilhando e sendo tratados.
E hoje o Senhor quer falar um pouco com cada um de nós através da sua palavra.
O Senhor nos criou com sentimentos e emoções, e a Bíblia nos ensina a lidar com estes sentimentos de forma saudável.
Vamos ver alguns versículos que falam sobre estes sentimentos:
Alegria
Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor. 2 Samuel 6.14
A alegria de Davi ao dançar diante do Senhor nos ensina que a verdadeira alegria vem de uma relação profunda com Deus.
Tristeza
Meus olhos choram sem parar, sem nenhum descanso, até que o Senhor contemple dos céus e veja. Lamentações 3.49,50
Jeremias expressou profunda tristeza, mas também esperança em Deus. Podemos confiar que Deus vê nosso sofrimento e promete consolo.
Medo
Ah, Senhor, respondeu Gideão, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família. Juízes 6.15
Gideão sentiu medo ao ser chamado por Deus, mas com a ajuda divina, podemos superar nossos medos.
Raiva
Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as. Êxodo 32.19
A raiva de Moisés nos lembra que a raiva deve ser controlada e que devemos buscar soluções pacíficas.
Ansiedade
Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas. Lucas 10.41
Marta estava ansiosa, mas Jesus nos lembra de focar no que é realmente importante.
Vergonha
Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Gênesis 3.7
A vergonha de Adão e Eva nos mostra a consequência do pecado, mas Deus oferece perdão e reconciliação.
Inveja
Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: Vamos para o campo. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Gênesis 4.8
A inveja de Caim nos alerta sobre o perigo desse sentimento. Deus nos chama a dominar nossos sentimentos negativos.
Tédio
Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Eclesiastes 1.2
Salomão refletiu sobre a futilidade da vida sem Deus. Encontrar propósito em servir ao Senhor supera o tédio.
Como o Senhor é tremendo e como Ele mostra através da Sua palavra que podemos lidar com estes sentimentos.
Mas agora, através de uma apresentação teatral, vamos ver de uma forma prática como a menina Ana lidou com tudo isso; e ver quem ajudou ela a controlar todas estas emoções.
Jesus: é Ele que controla as nossas emoções. Mas porque então temos tantas dificuldades em lidar com elas?
Porque não entregamos o controle nas mãos Dele, e não entendemos que tudo tem o seu tempo determinado.
Eclesiastes 3.1 diz assim: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu
E pensando nisso o que será que tem aqui na minha caixa surpresa?
Uau! Um relógio. E quando estava fazendo este relógio, estava imaginando que os tic tac do relógio se assemelham às batidas do nosso coração.
E aqui no relógio mostra que a tempo de chorar e tempo de se alegrar.
Por diversas situações nos entristecemos e também ficamos com medo; esses sentimentos são comuns, mas não podemos deixar estes sentimentos nos controlar e nos parar; temos que lembrar que Jesus é o motivo da nossa alegria, que Jesus é amor e o amor lança fora todo o medo
João 15.11 diz: Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
É por isso que temos que aprender a submeter as nossas emoções à vontade de Deus.
Mas este relógio não para. Ouvimos do Senhor todas estas coisas e nos sentimos mais confiantes. Mas aí vem alguém e nos deixa com raiva; então ficamos bravos e querendo resolver as coisas à nossa maneira e na nossa força.
Então temos que voltar para a palavra e não alimentar este sentimento. O Senhor nos diz: Irai-vos e não pequeis. Efésios 4.26
Este sentimento não pode nos levar a pecar; temos que nos arrepender de imediato (não se ponha o sol sobre a vossa ira) e pedir perdão
Então irmãos, em algum momento das nossas vidas vamos passar por situações em que estes sentimentos vão querer nos controlar; a princípio não será fácil vencer as emoções, pois teremos que mudar em nós alguns hábitos que estão enraizados em nós. Temos que lutar e clamar a Deus para nos ajudar. O Espírito Santo habita em nós e Ele está sempre conosco.
Eu tenho lutado e pedido a ajuda do Espírito Santo para controlar os meus medos. Por muitas vezes este sentimento dominou o meu coração e me paralisava diante das situações.
Mas tenho clamado ao Senhor quando este sentimento tenta controlar a minha mente. Mas não tenho feito somente isso, tenho agido também. (Não podemos ficar somente na teoria).
Na última Ministração da Pastora: A Fé que agrada a Deus; o Senhor nos disse que Ele deu uma medida de Fé para cada um; mas muitas vezes as nossas atitudes diante da situação demonstram que não temos Fé nenhuma no nosso coração.
Fé não é apenas Crer, mas também Agir.
Deus não fará aquilo que nós devemos fazer. Ele quer que tenhamos atitude.
E pensando nisso, o que podemos fazer, então, quando as emoções tiverem dominando e controlando as nossas vidas? Acredito que:
– Submetê-las a Deus. Recorrer ao Senhor e clamar a Sua ajuda.
– Meditar na Sua palavra, pois a palavra do Senhor renova a nossa mente.
– Orar pedindo ao Senhor que nos mostre como agir na situação, e não fazer aquilo que achamos correto; pois o nosso Eu pode nos atrapalhar.
– Se abrir com algum irmão para que juntos, possam orar e Deus abençoar, pois é na comunhão que Deus ordena a bênção. E irmãos, acredito que para muitos esta seja a parte mais difícil, pois se abrir é complicado; não queremos expor as nossas vidas, às vezes por vergonha ou por orgulho de admitir uma fraqueza. Mas quero deixar algo no coração de vocês:
Isso é um engano do inimigo, pois ele quer que acreditemos que podemos superar sozinhos, afastados do corpo; então, nos fechamos no problema, vivendo uma vida triste, acreditando que ninguém se importa.
Mas isso é um engano. Quando se sentir assim, procure nossos Pastores, seus líderes, um irmão, e peça ajuda; abra o seu coração; creio que a cura virá sobre a sua vida.
Nesta ministração sobre emoções, ministrei para as crianças sobre ansiedade; e na roda de conversa com eles, muitos falaram; mas alguns não, e acredito que por vergonha ou medo.
Mas a hora que acabou a roda de conversa por causa do tempo, pois já era a hora do lanche, eles se levantaram, todos entusiasmado para comer o lanche que era mini pizza (eles amam mini pizza); mas uma delas não se levantou, e veio bem pertinho de mim e abriu o seu coração. Naquele momento eu creio que o Senhor a curou, e a mim também, pois o corpo cura o corpo. Foi algo sobrenatural!
Então, que hoje você possa se assemelhar àquela criança e abrir o seu coração; primeiramente para o Senhor, pedindo a Ele perdão por muitas vezes ter tomado o controle de sua vida, mesmo sabendo que você é Dele e Ele é o seu Senhor; por não dar verdadeiramente o controle de sua vida a Ele.
E se tiver algo que esteja trazendo angústia ao seu coração, procure ajuda, conte a alguém.
Que Deus abençoe a sua vida.
Toda honra e toda glória ao nosso Deus que nos ama.
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!