Faça-se a Tua vontade.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Mateus 6.9-13

Do nosso Pai celeste somos filhos, adoradores, súditos e servos. E o que mais devemos desejar como servos é que a vontade do nosso Pai celeste seja feita, não de qualquer maneira, mas como ela é feita lá no céu; porque sabemos que a vontade do nosso Pai é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Jesus desceu do céu, não para fazer a Sua própria vontade, e sim a vontade de Seu Pai.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. João 6.38
É claro que Jesus não nos salvou para que continuássemos fazendo a nossa própria vontade, mas a vontade do nosso Pai celeste.

Jesus não vivia para satisfazer Seu corpo físico, mas para fazer a vontade de Seu Pai.
Disse-lhes Jesus [a Seus discípulos]: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4.34
É claro que não devemos viver apenas para satisfazer o nosso corpo físico, mas para realizar a vontade do nosso Pai celeste.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Mateus 7.21
Quem entrará no reino dos céus? Aquele que faz a vontade do Pai que está no céu.

Mateus 6.10b: …faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu…
Quando oramos para que a vontade do nosso Pai celeste seja feita na terra assim como ela é feita lá no céu, é claro que tem que haver em nós fé e disposição para sermos os primeiros a fazê-la aqui na terra.
Somos servos do Pai celeste. Somos nós que devemos fazer a vontade Dele aqui na terra.

Marcos 14.36: E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres.
No Getsêmani vemos o quanto Jesus sofreu para fazer a vontade de Seu Pai e realizar a obra para a qual foi envidado.
Momentos antes de Sua morte na cruz, Jesus foi com três de Seus discípulos, Pedro, Tiago e João, a um lugar chamado Getsêmani. Por quê?
(Jamais devemos nos esquecer de que Jesus era 100% Deus e 100% homem).
Como homem, Jesus esperava que Seus companheiros mais íntimos orassem com Ele, vigiassem com Ele, naquelas que seriam as horas mais difíceis de Sua vida.
Como homem, Jesus tinha expectativas; e Suas expectativas em relação ao que Lhe aconteceria naquelas horas foram superadas, pois no Getsêmani Ele estava à beira de um colapso (síncope), pois o Pai O desampararia e Ele deixaria de ver a face de Seu Pai.
E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra. Lucas 22:44
…e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Mateus 26.37,38

Está escrito em Hebreus 5.7,8: Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu…
Como homem, Jesus não suplicou ao Pai que O livrasse da morte de cruz, mas que o Pai o livrasse de morrer ali mesmo no Getsêmani, antes mesmo de realizar a obra para a qual foi enviado; porque só em pensar que o Pai O desampararia, foi tomado de pavor. Jesus estava aterrorizado, angustiado, agonizando, profundamente triste até à morte e oprimido. E o Pai O ouviu por causa de Sua piedade.

No Getsêmani, Jesus teve que fazer uma escolha: Fazer Sua própria vontade, ou fazer a vontade de Seu Pai. E mais uma vez vemos a vontade de Jesus submetendo-se completamente à vontade de Seu Pai celeste.
Jesus, que não conheceu pecado, escolheu fazer a vontade de Seu Pai, a de ser feito pecado por nós, pobres e miseráveis pecadores, para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Coríntios 5.21). Para isso, precisou pagar um preço altíssimo, o de perder de vista a face de Seu Pai, pois Seu Pai o desampararia, porque Seu Filho havia tomado sobre Si todos os pecados da humanidade.
Por isso que, na cruz: Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46

Está escrito que o salário do pecado é a morte. Romanos 6.23. Jesus jamais receberia este salário, pois não tinha pecado. Jesus jamais pecou.
Somente após a Ceia com Seus discípulos é que Jesus foi preso, pois tomou sobre Si todos os nossos pecados. Lucas 26.28
Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53.4-6
Jesus foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Romanos 4.25

Basicamente, quando olhamos para a vida do nosso Senhor Jesus Cristo, claramente vemos que duas coisas governavam Sua vida humana: Fazer a todo custo, nos mínimos detalhes, a vontade de Seu Pai; e, estar sempre da presença de Seu Pai e contemplar a Sua face. Essas duas coisas, na vida de Jesus, sempre andaram juntas, jamais se separaram.
Jesus pediu socorro espiritual a Seu Pai para que suportasse essa separação. Foi por isso que Jesus sofreu tanto no Getsêmani, a ponto de suar gotas de sangue, pois o Pai O desampararia por ter Ele assumido os pecados de toda a humanidade.

Era na presença de Seu Pai, contemplando-Lhe a face, que Jesus vivia e realizava nos mínimos detalhes a vontade de Seu Pai. E as expressões que Jesus sempre via na face de Seu Pai eram as de prazer e satisfação, pois o Pai assim testemunhava a respeito Dele: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo. Mateus 3.17b

No Getsêmani, Jesus já sabia que iria sofrer escarnio e intensas dores em seu corpo e morrer crucificado; mas o que agonizou Seu coração é que Ele sabia também que, na cruz, Ele não viria a face de Deus, Seu Pai. É inimaginável o que Jesus sofreu no Getsêmani para fazer a vontade de Seu Pai.

E quanto à nossa própria vontade, o que devemos fazer com ela? O mesmo que Jesus fez com Sua própria vontade: submetê-la totalmente ao Pai celeste.
Precisamos procurar conhecer e compreender a vontade do nosso Pai celeste para submetê-la totalmente a Ele, como fez Jesus.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios [insensatos; que não sabe nada], e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios 5.15-17

Não há vida com Deus sem renúncias.
Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Marcos 8.35
Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. Lucas 14.33

Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.

Mensagem pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, live através do Facebook (https://www.facebook.com/aguiadecristo), na noite do dia 16/08/2020 (domingo).

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!