Aprovado diante de Deus.

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15

No dia em que nos convertemos ao Senhor, o nosso maior desejo passou a ser o de servi-Lo e de ser útil a Ele e ao Seu reino.
A Palavra do Senhor que acabamos de ler, registrada em 2 Timóteo 2.15, nos ordena a procurar algo. O quê? A nos apresentarmos a Deus aprovado.
“Procurar” significa: Esforçar-se; empenhar-se; dedicar-se; aplicar-se; etc.
Por isso, mais do que usados, o que Deus espera de nós é que nos apresentemos a Ele aprovados.
“Aprovado” é aquele que obtém êxito após passar por provas.

Deus é Soberano, Ele é Rei, Ele reina, Ele governa, todo poder e autoridade Lhe pertencem. Portanto, para Ele não há nenhuma barreira ou dificuldade em usar quem Ele desejar.
Ele usa o crente, o incrédulo, uma pedra, uma mula etc.
Uma coisa, então, é ser usado por Deus, outra completamente diferente é estar aprovado diante Dele.
Cremos que o nosso Deus tem nos usado. Mas temos nos apresentado a Ele aprovados?

Ser aprovado diante de Deus implica em muitas coisas. Penso que a primeira delas é reconhecer que Deus é soberano em nossas vidas. Isto é algo fundamental na vida de todo aquele que crê em Jesus. Segue algumas características daqueles que reconhecem em suas vidas a soberania de Deus:

  • Deus é o que tem a primazia em suas vidas; o que de mais importante eles têm na vida.
  • Deus é o que detém todo poder e autoridade e as exerce sem restrições sobre suas vidas.
  • Deus é Senhor (Dono) de suas vidas.
  • Deus trabalha constantemente em suas vidas para alinhá-las aos planos Dele, a tudo aquilo que Ele mesmo escreveu a respeito deles em Seu livro celestial (Salmos 139.16), quando nenhum deles havia ainda.
  • Rendem-se totalmente a Deus; deixam-se dominar totalmente por Ele.
  • Confiam plenamente em Deus, em todo tempo e em toda e qualquer circunstância.
  • Estão sintonizados e conectados com Deus.
  • ETC.

Quando meditamos a Palavra de Deus, logo percebemos que somente os aprovados é que são úteis no reino de Deus, que somente estes é que são servos bons e fiéis a Deus.
Irmãos, vacilamos e hesitamos quando não reconhecemos a soberania de Deus em nossas vidas.

Provérbios 3.5,6: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes [não te apoies] no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
As exortações destes versículos são para todas as fases da nossa vida, para toda e qualquer situação ou circunstância pelas quais viermos a passar. Em todas elas temos que reconhecer a soberania de Deus, ver nelas o Seu agir e o Seu trabalhar, Suas mãos e Seu caminho, ouvir nelas Sua voz e conhecer Sua vontade e seguir em Sua direção etc.
Lembram-se da promessa do nosso Senhor? E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20b

Deus é bom em todo tempo. Em todo tempo Deus é bom. Em todo tempo Ele se revela, se apresenta, está presente, fala, revela Sua vontade, opera, conduz, supre etc.
Mas temos dificuldade em vê-Lo em todas as fases da nossa vida e também em situações e circunstâncias pelas quais passamos, sejam elas boas ou ruins. Todavia, esta deve ser a nossa parte, o nosso foco e esforço constante, o alvo da nossa atenção: Ver o Senhor e reconhecê-Lo em cada segundo de nossas vidas, em toda e qualquer situação, em todos os nossos caminhos.

Não vou pormenorizá-los agora, mas o apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 10.1-13, lembra alguns fatos da história de Israel, precisamente na época de Moisés, que devem se tornar exemplos para nós. Por quê? Porque podemos imaginar que jamais agiríamos para com Deus como os israelitas agiram na época de Moisés.
Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10.6
Se o Espírito está dizendo para não cobiçarmos coisas más é porque corremos o risco de fazê-lo.
Portanto, é primordial para a nossa jornada com o Senhor que não sigamos tais exemplos.

Os israelitas eram homens semelhantes a nós, sujeitos aos mesmos sentimentos e atitudes. A nossa história assemelha-se à história deles.
Por que os israelitas murmuravam (queixavam-se e falavam mal) contra Moisés e contra Deus? Nós murmuramos?
Por que somente dois deles daquela geração, Josué e Calebe, entraram na terra prometida?Resumidamente, porque os demais não reconheceram o Senhor Deus como soberano em suas vidas, consequentemente, não O viram agindo em suas vidas, nas coisas que lhes aconteceram, e também nas situações e circunstâncias pelas quais passaram no deserto, tanto as boas quanto as ruins. Portanto, tudo o que aconteceu com eles e tudo o que eles viram e experimentaram, em seus corações, nada atribuíram a Deus. Para eles tudo aconteceu normalmente, sem a intervenção de Deus.
No entanto, absolutamente tudo o que aconteceu com Israel foi intervenção de Deus.

  • Todos viram a coluna de nuvem que os guiava pelo caminho durante o dia.
  • Todos viram a coluna de fogo que os guiava pelo caminho durante a noite.
  • Todos viram o Mar Vermelho se abrir, e todos passaram pelo meio do mar em seco.
  • Todos viram seus perseguidores, os egípcios, perecerem afogados no mar.
  • Todos beberam das águas amargas que se tornaram doces.
  • Todos comeram codornizes.
  • Todos comeram do maná que caiu do céu.
  • Todos beberam da água que brotou da rocha.
  • ETC.

Todos viram e participaram das maravilhas que Deus realizou no deserto, mas além de Moisés, somente Josué e Calebe enxergavam Quem realmente estava caminhando com eles, Quem verdadeiramente realizava todas aquelas maravilhas no meio do povo, o próprio Deus.

Como disse no início, apresentar-se a Deus aprovado implica em muitas coisas.
Mas entendo que a primeira delas é reconhecer a soberania de Deus, que Ele é soberano sobre todas as coisas em nossas vidas. Mas caso Ele não seja, então jamais conseguiremos nos apresentar a Ele aprovados. Podemos até ser usados por Deus, mas não necessariamente aprovados diante Dele.
Aqueles que são apenas usados fazem suas próprias agendas; já os aprovados, cumprem a agenda de Deus.

Temos visto o Senhor agindo em tudo o que acontece em nossas vidas, tanto nas coisas boas quanto nas ruins?
Provérbios 3.5,6: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes [não te apoies] no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre. Salmos 125.1

Obrigado Senhor!

Esta mensagem foi pregada por Paulo Durvanier Moreira Filho, pastor, no dia 17/11/2019 (domingo), às 9:00 horas, no MAC Vila Barros – Guarulhos – SP.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!