Alto é o padrão do Reino dos céus | Êxodo 20:1-17
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Deus continua “batendo na mesma tecla” foi o tema da mensagem de domingo passado. Você se alegra e se sente seguro quando o Senhor lhe fala as mesmas coisas?
O TEMA DA MENSAGEM DE HOJE É:
Êxodo 20:1-17
¹ E Deus falou todas estas palavras:
² “Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
³ “Não terás outros deuses além de mim.
⁴ “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
⁵ Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,
⁶ mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
⁷ “Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
⁸ “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
⁹ Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
¹⁰ mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.
¹¹ Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
¹² “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.
¹³ “Não matarás.
¹⁴ “Não adulterarás.
¹⁵ “Não furtarás.
¹⁶ “Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
¹⁷ “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.
Aqui Deus revela para Moisés os dez mandamentos. Deus estava fazendo uma aliança com Israel e os dez mandamentos são as exigências básicas de Deus, as condições da aliança que estão fundamentadas em quem é Deus e como Ele se fez conhecido.
Deus está sendo apresentado como o grande Rei de Israel, cuja ação em favor de Israel requer sua gratidão e lealdade.
Imagina se não existisse esses mandamentos, como seria o mundo?
De certa forma, creio que todas as pessoas têm em seu interior a “sensibilidade” dessas leis, podem até cometer atos contrários aos mandamentos, mas sentem que não estão fazendo a coisa certa.
Assim como Deus se apresentou ao povo de Israel como Rei e requereu gratidão e lealdade, assim Ele continua se apresentando como Rei e requerendo gratidão e lealdade daqueles que receberam Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador.
Quando Jesus esteve na terra, parece que Ele deu uma simplificada nos mandamentos, vamos ver Mateus 22:37-39:
³⁷ Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
³⁸ Este é o primeiro e maior mandamento.
³⁹ E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Opa, agora ficou mais fácil, agora é só amar a Deus e ao meu próximo. Como sou uma boa pessoa, isso é tranquilo, estou com a minha passagem garantida para o céu.
Não irmãos, Jesus não mudou nada, na verdade, Ele aumentou mais a régua, está nos mostrando que o padrão do Reino dos céus é alto, muito alto.
Jesus não veio para anular a lei, Ele veio para cumprir.
Mateus 5:17-19
¹⁷ “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
¹⁸ Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
¹⁹ Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
O maior mandamento que temos nesta vida é amar a Deus sobre todas as coisas, de coração, alma e entendimento. Adoração é exclusivamente Dele.
Lucas 4:8: Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”.
Adoração é exclusivamente Dele, não deixe o coração enganoso colocar algo ou alguém (idolatria) no lugar de Deus. Jesus nos deu entendimento para conhecer o Verdadeiro Deus.
1 João 5:20,21
²⁰ Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
²¹ Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
Temos que viver uma vida aos pés do Senhor, buscando nos santificar para não banalizar o nome do Senhor com atitudes e comportamentos que profane ou desvalorize o Seu nome.
1 Timóteo 1:17: Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
Jesus é o nosso descanso, entendemos que por meio Dele, não temos somente um dia de descanso semanal dos nossos trabalhos, mas pela fé, obtemos o descanso completo do nosso esforço de conquistar a salvação por meio das obras.
Jesus declara em Mateus 12:8 que é o Senhor do sábado
Marcos 2:27: E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Espiritualmente, Jesus é o nosso sábado, é Nele que descansamos e confiamos a nossa vida, sabendo que sua morte na cruz foi o sacrifício completo que nos deu a salvação, não precisamos fazer nenhum esforço para conquistar, nossa parte é reconhecer nossa condição de pecador, nos arrepender, crer e confessar que Jesus é o nosso Salvador e Senhor.
Para a nossa vida natural, também é importante separar um dia para descaso, é bom para o físico e a mente, não deixe de descansar.
Obedecer, é uma ação fundamental em nossas vidas. Começamos a aprender a obedecer e honrar através dos nossos pais e esse ensinamento fará com que obedeçamos e honramos a Deus para vivermos o Seu propósito em nós.
Quando honramos a nossos pais, vai dar tudo certo em nossa vida, é promessa de Deus.
Efésios 6:1-3
¹ Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.
² “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:
³ “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
Quando lemos não matarás, achamos que somos bonzinhos, estamos distantes disso, mas Jesus traz um significado ampliado, dizendo quem irar, xingar ou menosprezar seu irmão já cometeu esse pecado.
Mateus 5:22: Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.
Racá: vem do aramaico “reka”, que significa “vazio” ou “sem valor”, era usada como um insulto para denotar alguém tolo, sem noção, de “cabeça oca” ou que não tem valor.
Aí as coisas começam a complicar para o nosso lado. Não podemos sobrepor a ninguém, devemos ser mansos e humildes como Jesus é.
Jesus amplia da mesma forma a questão do adultério, agora se você olhar para uma mulher para desejá-la, você já cometeu pecado.
Mateus 5:28: Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Sobre furtar, em Efésios 4:28, Paulo declara que aquele que furtava não furte mais, mas vai além, diz para trabalhar, ser útil, pois assim conseguirá se manter e até conseguirá repartir para quem estiver em necessidade.
Efésios 4:28: O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Seja crente!!! – ou seja, pare de mentir, pare de fazer fofoca, de mentir uns aos outros, se somos filhos de Deus e vivemos em sua presença, não temos mais em nós tais práticas.
Colossenses 3:9,10
⁹ Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas
¹⁰ e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
É preciso ter gratidão à Deus pelo que temos, não queira comparar a sua vida a outra pessoa, pois isso pode gerar em seu coração a cobiça que acaba nos fazendo pecar. Muitas vezes, a situação que estamos passando é para o nosso crescimento espiritual e tem determinadas coisas que, mesmo desejando muito, o Senhor não permite que tenhamos para não nos afastarmos Dele.
Tiago 1:15: Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Tenha certeza de que quem ama o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento, não terá outros deuses, não fará para si nenhum ídolo, não tomará em vão o nome do Senhor teu Deus e lembrará do dia de sábado (Jesus), para santificá-lo.
Da mesma forma, quem ama o seu próximo como a si mesmo, honra o teu pai e a tua mãe, não mata, não adultera, não furta, não dá falso testemunho contra o teu próximo e não cobiça.
Tudo que está escrito na Bíblia tem muito valor e se quisermos agradar a Deus, precisamos conhecê-lo melhor, portanto, precisamos ler e meditar em sua palavra que nos revela quem Ele é, mas para isso, não somos capazes de fazer sozinhos, então tenha uma vida de oração e jejum, pois Jesus nos enviou o Espírito Santo para nos ensinar e capacitar, agora somos nós que precisamos criar esse relacionamento íntimo e deixá-lo conduzir a nossa vida.
Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!