A cruz e a espada | Efésios 6:17 – Hebreus 4:12
COMPARTILHE esta MENSAGEM
A cruz e a espada | Efésios 6:17 – Hebreus 4:12
A cruz da mensagem de hoje é a sua, é a minha, é a nossa cruz; e a Espada, é a Espada do Espírito, a Espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus.
Efésios 6:17: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus…
Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Quando recebemos a vida de Cristo pelo novo nascimento (regeneração), isso não significa que a carne em nós foi exterminada.
Da mesma forma, quando fomos unidos com Cristo na Sua morte na cruz, isso não significa que o pecado foi exterminado de nós.
Trata-se de uma heresia a doutrina que ensina que o pecado e a carne foram exterminados de nós pela obra que Jesus consumou na cruz.
2 Coríntios 5:17: E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Este versículo não refere-se às práticas do cristão; mas revela que, em Cristo, somos uma nova criação de Deus.
Nós, os salvos, estamos em Cristo; e Nele, somos uma nova criação.
Quando fomos regenerados, nascemos de novo com uma nova natureza.
Sim, Cristo gerou em nós uma nova natureza; mas a nossa velha natureza ainda permanece em nós com a nossa nova natureza.
Sim, morremos com Cristo na Sua morte na cruz; mas a carne e o pecado não foram exterminados de nós.
Na Bíblia, “carne”, “velha natureza” e “velho homem”, são sinônimos.
Se o pecado tivesse sido realmente exterminado de nós quando fomos unidos com Cristo na Sua morte na cruz, não haveria necessidade do Senhor escrever em Sua Palavra, por exemplo, os seguintes versículos:
Mateus 6:12: …e perdoa-nos as nossas dívidas [pecados], assim como nós temos perdoado aos nossos devedores…
1 João 1: 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Se a nossa carne (a velha natureza; o velho homem) tivesse sido exterminada de nós quando nascemos de novo, também não haveria necessidade do Senhor escrever em Sua Palavra, por exemplo, os seguintes versículos:
Gálatas 5: 16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
O mundo não sabe nada da luta da nossa carne com o Espírito de Deus, e da luta do Espírito de Deus com a nossa carne; porque o mundo é só carne.
Colossenses 3: 5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
Devemos nos considerar mortos para o pecado (Romanos 6:11), a fim de fazermos morrer a natureza terrena.
Por isso, temos que amar a Cruz de Cristo, e permitir e desejar que Ela trabalhe em nós para que tudo aquilo que pensamos, sentimos, falamos e fazemos, assemelhe-se cada vez mais com a vida de Cristo e com a nossa posição Nele.
João 3:30: Convém que Ele [Jesus] cresça e que eu [João Batista] diminua.
Assim como João Batista, todos nós também devemos tomar essa decisão; caso contrário, andaremos na carne, e não no Espírito; seremos mundo, e não igreja.
1 João 2: 15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Quando a nossa carne e os nossos olhos desejam as coisas do mundo é porque ainda amamos as coisas do mundo.
E quanto à soberba? Você é soberbo?
Saiba que a soberba para Deus é uma grande transgressão.
Salmos 19:13: Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.
A soberba mina, abala, debilita, arruína a vida espiritual.
Ela é uma grande transgressão porque é a transgressão de Lúcifer.
O desejo da soberba é destronar Cristo do nosso coração e colocar o nosso eu no lugar.
A ruína e a queda andam lado a lado com os orgulhosos e arrogantes.
Provérbios 16:18: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
Meus amados irmãos, somente o caminho da cruz é que pode nos livrar, por exemplo, de tão grande transgressão.
Somente o caminho da cruz é que pode nos discipular, nos santificar, nos disciplinar, nos aperfeiçoar para o desempenho do nosso serviço ao Senhor, nos tornar maduros espiritualmente, nos tornar frutíferos para o reino de Deus etc.
Mas o que é o caminho da cruz?
O caminho da cruz é a nossa caminhada diária com Jesus.
Mateus 16: 24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 25 Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.
Jesus não disse essas palavras às multidões, mas aos Seus discípulos.
A conjunção condicional Se do versículo 24, obviamente, indica uma condição; ou seja, os discípulos poderiam querer, ou não, fazer o que Jesus lhes disse.
Nós também, que somos discípulos de Jesus, podemos querer, ou não, fazer o que Jesus nos diz.
Jesus não nos obriga a segui-Lo e a obedecê-Lo; a escolha é nossa.
Nós realmente queremos ir após Jesus, negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-Lo? É isso mesmo que queremos para nossa vida? A escolha é nossa.
Se não queremos isso para a nossa vida, significa que queremos viver e andar na carne; mas cientes de que o Senhor sempre nos alerta que a inclinação da carne é para a morte, e a do Espírito, para a vida e paz. Romanos 8:6-8
Por que a Palavra de Deus não tem operado na vida de muitos crentes? Porque muitos crentes não querem andar pelo caminho da cruz.
A Palavra de Deus opera em nós somente quando, diariamente, tomamos a nossa cruz e caminhamos lado a lado com Jesus. E para tomar a nossa cruz é necessário, primeiro, negar a nós mesmos.
Portanto, caminhar diariamente com Jesus implica em negarmos a nós mesmos, tomarmos a nossa cruz e segui-Lo.
Negar a si mesmo é o mesmo que abnegação. É desistir da própria vida para viver a vida de Cristo. Significa submeter-se plenamente ao governo do Senhor, a ponto de não ter nenhum privilégio ou vantagem.
Tomar a própria cruz significa morrer para o pecado, para si mesmo e para o mundo. Significa alegrar-se quando por Deus for considerado digno de sofrer afrontas e humilhações por Cristo e de morrer por Ele.
Seguir após Jesus significa viver e andar como Ele vivia e andava: em obediência, amor, graça, humildade, pobreza, compaixão, alegria no espírito, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio etc.
Diariamente, você tem negado a si mesmo, tomado a sua própria cruz e, assim, seguido Jesus?
Vimos que a Palavra de Deus opera em nós somente quando andamos pelo caminho da cruz.
Mas como se dá esse operar? Conforme Hebreus 4:12, como uma espada de dois gumes que nos penetra.
Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Em Efésios 6:17, esta Espada é uma arma de ataque que faz parte da armadura de Deus, com a qual temos que nos revestir para lutar contra as forças espirituais do mal.
Em Hebreus 4:12, esta Espada penetra até ao mais íntimo do nosso ser.
Será que temos condições de empunhar a Espada do Espírito sem que antes a Espada de dois gumes nos tenha penetrado? Penso que não.
Meus amados irmãos, para tomarmos a Espada do Espírito, que é uma das partes da armadura de Deus, que representa a Palavra de Deus, temos que desejar e permitir, primeiro, que a Espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus viva e eficaz, nos penetre até o mais íntimo do nosso ser.
Conforme Hebreus 4:12, o mais íntimo do nosso ser é a nossa alma e o nosso espírito, nossas juntas e medulas, nossos pensamentos e propósitos do nosso coração.
Não podemos nos esquecer de que os dois gumes dessa Espada nos penetram simultaneamente. Porque não há como somente um dos seus gumes nos penetrar. Ou os dois gumes nos penetram, ou nenhum deles nos penetra.
O que acontece quando desejamos e permitimos que a Espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus viva e eficaz, nos penetre?
Ela nos corta enquanto nos penetra, operando em nós divisões, morte e ressurreição.
Há conflito e confusão entre a nossa alma e o nosso espírito; entre as nossas emoções e a nossa vida espiritual.
E a Palavra de Deus nos penetra como Espada de dois gumes para pôr um fim nesse conflito e nessa confusão, nos revelando o que é da alma e o que é do espírito.
Sim, temos uma alma, que é a sede das nossas emoções; mas ela deve ser totalmente submissa ao Senhor.
A Palavra de Deus nos penetra para nos examinar, para nos sondar, e nos revelar se estamos andando no Espírito ou pelas nossas emoções.
Para que não haja conflito e confusão, a Espada de dois gumes separa em nós as coisas que são carne das que são do Espírito.
Quando desejamos e permitimos que a Espada nos penetre, Ela fará morrer em nós o que não agrada a Deus, e fará ressuscitar em nós o que agrada a Deus; Ela fará morrer o velho homem, e fará ressuscitar o novo homem.
Não pode haver ressurreição sem que haja morte.
Com um gume a Espada faz morrer em nós o velho homem; com o outro gume, simultaneamente, Ela ressuscita em nós o novo homem que vive unicamente para Deus.
Sentimos muitas dores com o gume que faz morrer a nossa carne; mas a alegria que sentimos com o gume da ressurreição deve exceder, e muito, as muitas dores que sentimos com o gume que faz morrer o nosso velho homem.
Quando a Espada nos penetra, por um gume Ela faz morrer o velho homem; e pelo outro gume, Ela faz ressurgir o novo homem. O novo homem é o que somos em Cristo.
A Espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus, nos faz despojar do velho homem e nos revestir do novo homem. Efésios 4:20-24
Tudo o que em nós morre pela ação e pelo poder da Palavra de Deus, Jesus se coloca no lugar e substitui pelo oposto.
Por exemplo, quando desejamos e permitimos que a Espada de dois gumes nos penetre:
- O ódio morre, e o amor de Deus ressurge.
- O orgulho morre, e a humildade ressurge.
- O egoísmo morre, e a renúncia ressurge.
- A tristeza da alma morre, e a alegria no Espírito Santo ressurge.
- Os conflitos cessam, e a Paz do Senhor passa a reinar.
- A impaciência morre, e a paciência ressurge.
- A avareza morre, e a generosidade ressurge.
- A maldade morre, e a bondade ressurge.
- A hipocrisia morre, e a lealdade ressurge.
- A desonestidade morre, e a honestidade ressurge.
- A braveza morre, e a mansidão ressurge.
- A raiva morre, e a calma ressurge.
- O descontrole emocional morre, e o domínio próprio ressurge.
- O isolamento morre, e a comunhão é mantida.
- A individualidade morre, e a unidade da igreja se manifesta.
- A incredulidade e a dúvida morrem, e a fé cresce.
- A gente se diminui, e Jesus cresce em nós.
- ETC.
Por isso, meus amados irmãos: Tiago 1: 21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. 22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Quanto às circunstâncias com as quais nos deparamos todos os dias pelo caminho da cruz, devemos encará-las como providências de Deus que nos ajudam a crescer espiritualmente e a nos parecer ainda mais com Jesus.
Por isso para nós não há casualidade, não há previstos ou imprevistos, honra ou humilhação, sucesso ou fracasso, sorte ou azar, alegrias ou tristezas, riqueza ou pobreza, fartura ou escassez, alívio ou sofrimento, liberdade ou escravidão, emprego ou desemprego, paz ou guerra, vida ou morte etc.
Para nós não importa a situação, porque temos fé que o nosso Deus, Yahweh-Jireh, proverá todas as coisas em nossas vidas.
Nada, absolutamente nada, pode separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, o Senhor, aqueles que têm intimidade com Deus e que andam pelo caminho da cruz. Romanos 8:38,39
Meus amados irmãos, não há como seguirmos a Jesus se a cada dia não renunciarmos a nós mesmos e não tomarmos a nossa própria cruz.
Como poderemos, de fato, ser discipulados, santificados, disciplinados, aperfeiçoados, maduros espiritualmente e frutíferos para o reino de Deus, se não desistirmos do nosso próprio caminho e tomarmos a cada dia o caminho da cruz?
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!