Desanimar, jamais! | 2 Coríntios 4:8-11
COMPARTILHE esta MENSAGEM
“Fidelidade, responsabilidade e prestação de contas” foi o tema da mensagem de domingo passado. O que Deus exige de Seus servos e despenseiros é que sejam, em tudo, fiéis a Jesus. Ser fiel a Jesus implica ser responsável diante de Deus em todas as áreas e coisas que envolvem a totalidade de nossas vidas. Ser fiel a Jesus e responsável diante de Deus implica prestar contas de tudo a Deus. O Senhor também nos encorajou a ter uma vida simples, disciplinada, equilibrada e governada pelo Espírito Santo. Que mudanças ocorreram em sua vida após ouvir essa mensagem?
O tema da mensagem de hoje é:
Desanimar, jamais! | 2 Coríntios 4:8-11

2 Coríntios 4: ⁸ Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; ⁹ perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; ¹⁰ levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. ¹¹ Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.
No dia 15/06/2025, o tema da mensagem foi uma pergunta que o Senhor nos fez: Até onde estamos engajados na missão?
Naquela ocasião, o Senhor nos disse:
Que não podemos ficar indiferentes quanto à falta de assiduidade nos cultos e nas atividades da igreja e ao não crescimento e avanço da nossa igreja local. Que não podemos nos acomodar achando que isso é normal, porque não é!
Que o não crescimento e o não avanço da nossa igreja local têm que mexer com a gente de alguma forma; isso tem que nos incomodar, e muito.
Por isso, o Senhor nos disse o quão necessária é a nossa oração individual diária pela igreja; como também a nossa oração coletiva pela igreja, seja aqui, aos domingos e às terças-feiras, nos lares, nos encontros de famílias e em ocasiões propícias para isso.
Sim, não há dúvidas de que a pouca oração ou a falta de oração pela igreja, como também a falta de engajamento na obra de Deus, contribuem para que a igreja não cresça de maneira saudável e não avance nos propósitos de Deus.
Eu já ouvi, e talvez você também já deva ter ouvido, comentários afirmando que todos aqui em nossa igreja local estão desanimados.
Amados irmãos, se a pouca oração ou falta de oração pela igreja, e a falta de engajamento de todos na obra de Deus, têm contribuído para que a igreja não cresça de maneira saudável e não avance nos propósitos de Deus, o desânimo, então, por sua vez, tem nos paralisado.
Será mesmo que todos aqui estão desanimados? Eu, por exemplo, não estou.
Mas será que os servos e discípulos de Jesus podem ficar desanimados? Segundo a Palavra de Deus, não.
Os servos e discípulos de Jesus não podem jamais desanimar.
Está escrito em 2 Coríntios 4:8 que em tudo não podemos desanimar.
Em tudo significa que nada, absolutamente nada, pode nos desanimar a ponto de paralisarmos e nos tornarmos infiéis a Jesus e irresponsáveis para com Deus e a Sua obra.
Sim, pode haver em nosso meio irmãos que estejam desanimados.
Deixe-me, então, fazer uma pergunta a você que está desanimado: Se você não estivesse desanimado, obedeceria a tudo o que o Senhor tem nos ordenado?
Talvez a sua resposta seja: Claro, pastor, se eu não estivesse desanimado, obedeceria a tudo o que o Senhor tem nos ordenado.
Pergunto ainda a você, que está desanimado: Se em tudo nós, que somos servos e discípulos do Senhor, não podemos desanimar, por que, então, você está desanimado? Qual é a causa do seu desânimo?
Por que será que você está desanimado?
- Será porque está passando por crise no casamento, na família, na parentela e no trabalho?
- Será porque está passando por dificuldades financeiras?
- Será porque está doente?
- Será porque as suas expectativas não foram atendidas como esperava em relação à igreja, aos pastores, líderes e irmãos?
- Será porque foi traído?
- Será porque foi desprezado?
- Será porque está sofrendo perseguição?
- Será porque está desempregado?
- Será porque perdeu um ente querido?
- Será porque é idoso?
- Será porque está cansado ou esgotado?
Você, sendo um servo e discípulo de Jesus, não poderia estar desanimado, mas está.
Como já disse, o desânimo paralisa as pessoas.
Se você está desanimado, então você está paralisado, não consegue sair do lugar, consequentemente, não verá novos horizontes, não terá oportunidades, não crescerá espiritualmente, não será aperfeiçoado no seu chamado, etc.
Pode ser, por exemplo, que você esteja desanimado por estar cansado, esgotado, doente, desempregado ou passando por dificuldades financeiras; ainda assim, jamais poderia estar desanimado com Deus e a igreja.
E, por ser o seu pastor, o Senhor me diz em Sua Palavra que é meu dever consolar você que está desanimado. 1 Tessalonicenses 5:14
Mas, antes, quero esclarecer que o desânimo, tema desta mensagem, é em relação a Deus e à igreja. E, quando digo igreja, refiro-me à nossa igreja local, aos pastores, ao presbitério, aos ministérios, aos líderes e aos irmãos.
Digo isso porque há irmãos que estão desanimados apenas com Deus e a igreja, mas não com os seus próprios interesses.
Digo então a você que está desanimado com Deus e a igreja:
- Nada, absolutamente nada, pode separar você do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:35-39
- Nada, absolutamente nada, pode fazer você ter falta de fé e de esperança em Deus.
- Não coloque a culpa pelo seu desânimo em pessoas e situações.
- Não importa a causa desse seu desânimo, se arrependa dele e volte a se animar com Deus e a igreja.
- Volte a se alegrar, a ser feliz, a se entusiasmar, a se empolgar, a estar sempre disposto, a vibrar, com Deus e a igreja, independentemente das circunstâncias.
- Ore sem cessar e medite a Palavra de Deus diariamente, de dia e de noite.
- E quando estiver sem vontade de orar e de meditar, ore e medite.
- Quando estiver triste, ore e medite.
- Quando estiver atribulado, ore e medite.
- Quando estiver cansado, ore e medite.
- Quando estiver doente, ore e medite.
- Quando estiver abatido, ore e medite.
- Encha-se, diariamente, do Espírito de Deus.
- Em tudo, seja fiel a Jesus e responsável diante de Deus.
- Seja generoso em dar e sempre pronto a repartir o que Deus lhe dá.
- Reconcilie-se com quem precisa se reconciliar.
- ETC.
Vamos ler novamente 2 Coríntios 4: ⁸ Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; ⁹ perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; ¹⁰ levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. ¹¹ Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!