Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão | Mateus 5:23,24

COMPARTILHE esta MENSAGEM

O tema da mensagem do domingo passado foi uma pergunta: Onde está o seu tesouro? Com essa mensagem, o Senhor nos exortou, mais uma vez, a nos examinar, para podermos avaliar se realmente estamos gastando a nossa vida acumulando tesouros sobre a terra ou ajuntando tesouros no céu. O que você tem feito em sua vida, acumulado tesouros sobre a terra ou ajuntado tesouros no céu?

O tema da mensagem de hoje é uma ordem de Jesus aos Seus discípulos:
Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão | Mateus 5:23,24

A igreja aguarda a volta de Jesus, pois Ele prometeu que voltaria para buscá-la. João 14:3; Lucas 21:27; 1 Tessalonicenses 4:16,17
Nós somos a igreja do Deus vivo.

E, para que estejamos preparados para a volta de Jesus, Deus está nos santificando por meio da Verdade. A Verdade é a Palavra de Deus. João 17:17
E sabemos que a Verdade, que é a Palavra de Deus, é uma Pessoa, a Pessoa do Deus Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. João 1:1; 14:6

Quando Jesus nos alcançou com Sua maravilhosa graça e nos salvou, imediatamente, o Espírito Santo passou a habitar em nós; e pelo Espírito Santo fomos matriculados no discipulado de Jesus, que termina somente quando Ele voltar para nos levar para casa, ou quando morrermos.
É o Espírito Santo Quem nos revela e nos ensina tudo a respeito de Jesus, do Seu reino, do Seu Evangelho, da Sua obra, da mensagem da cruz, do chamado que Ele nos fez, da missão que Ele nos confiou, da nossa santificação, da maneira que devemos viver para a glória de Deus, de tudo aquilo que já somos e temos Nele, etc.
O Espírito Santo é o Espírito da revelação.
Portanto, necessitamos ser íntimos do Espírito Santo.

Estamos, então, matriculados no discipulado de Jesus, na Escola de Jesus, onde Ele é o nosso Mestre e nos ensina tudo por meio do Seu Espírito que habita em nós e que está entre nós.
E o único fundamento do discipulado de Jesus são as Sagradas Escrituras, a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
Por isso, a Bíblia não é um livro qualquer, Ela é a Palavra de Deus.

Já que Jesus é o Verbo de Deus (Logos), a Verdade, logo, Ele é o próprio fundamento do Seu discipulado.
Em 1 Coríntios 3:11 está escrito: Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
Está escrito em Gálatas 1:8,9 que seja anátema (maldito, reprovado, condenado) todo e qualquer ensino da igreja que não tenha o Evangelho de Cristo como único fundamento.

Somos discípulos de Jesus. Aluno, aprendiz e seguidor são sinônimos de discípulo.
No discipulado de Jesus, você tem sido um bom aluno, um bom aprendiz e um bom seguidor de Jesus?

Jesus nos discipula e nos aperfeiçoa por meio dos ministros que Ele concedeu à igreja. Efésios 4:11-14

Geralmente, quando o nosso Mestre Jesus nos fala, Ele nos ensina e nos manda fazer algo, ou não. Por exemplo:

Jesus disse ao jovem rico: Vai, vende os teus bens, aos pobres; depois, vem e segue-me. Mateus 19:21.
Jesus disse para o jovem rico fazer algo. O jovem rico fez o que Jesus mandou? Não.

Após curar um paralítico no Tanque de Betesda, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. João 5:14
Após curar esse homem, Jesus lhe disse para não fazer algo. Ele obedeceu a Jesus? Não se sabe, pois a Bíblia não nos revela isso.

Jesus disse à mulher que foi surpreendida em flagrante adultério: Vai e não peques mais. João 8:11
Essa mulher obedeceu a Jesus? Também não se sabe, pois a Bíblia não nos revela isso.

Jesus disse a um cego de nascença: Vai, lava-te no tanque de Siloé.
Esse cego obedeceu a Jesus? Sim. Ele foi, lavou-se e voltou vendo. João 9:7

Quando Jesus manda você fazer algo, você obedece e faz?
E, quando Jesus manda você não fazer algo, você obedece e não faz?

Hoje, o Senhor manda você fazer algo: Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão.

Mateus 5 ²³ Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, ²⁴ deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

Você lembra de algum irmão que tem alguma coisa contra você? Você tem alguma coisa contra algum irmão? Se sim, Jesus manda você se reconciliar com ele.
Sabe por quê? Porque toda oferta que você tem trazido ao Senhor, seja ela adoração, louvor, serviço (ministério), dízimo, oferta, primícias, etc., Deus não tem recebido, porque a sua oferta não tem agradado a Ele.

O fato de Jesus mandar você se reconciliar com seu irmão, deixando perante o altar a sua oferta, não significa que Deus rejeitou a sua oferta. Na verdade, Deus quer aceitar a sua oferta, mas antes, Ele quer aceitar a sua vida.

Para Deus aceitar a sua vida e, consequentemente, a sua oferta, Jesus manda você fazer algo: se reconciliar com as pessoas que você lembra que têm alguma coisa contra você, especialmente com os seus irmãos em Cristo.
E claro, se você tem alguma coisa contra alguém, especialmente com os seus irmãos em Cristo, vá também reconciliar-se com ele.
Reconciliar-se com seu irmão significa fazer as pazes com ele.

Sendo um discípulo do Senhor Jesus, você vai obedecer ao que Ele está mandando? Você vai reconciliar-se com seu irmão ou com alguém que ainda não é irmão em Cristo?

Quando você for se reconciliar com alguém, seja humilde; vá até ele completamente desarmado de todo e qualquer tipo de argumento ou justificativa.

Mas se você afirma que já se acertou com alguém, que já está em paz com ele, mas ainda o evita, não tem prazer ou não faz nenhuma questão de estar com ele, saiba que até agora você não se acertou com ele, na verdade, você está no engano.

Se reconciliar-se com alguém é o seu caso, sabe o que a sua alma dirá para você fazer? Pelo menos duas coisas:

1 – Já que Deus não aceita a oferta que entrego a Ele, então, vou parar de entregar.
Jamais faça isso, pois essa atitude demonstra que você realmente é orgulhoso, soberbo, arrogante, hipócrita, egoísta, desobediente, autossuficiente, vaidoso, jactancioso (alto conceito de si mesmo), cheio de justiça própria e de vanglória, etc.
Ou seja, além de não obedecer ao Senhor, reconciliando-se com seu irmão, você também não deixará na presença de Deus a sua oferta.

2 – Deus conhece o meu coração, por isso ainda não me acertei com meu irmão.
Realmente, Deus conhece o seu coração, e Ele sabe que você ainda não se acertou com seu irmão porque você não é humilde, antes, é orgulhoso, soberbo, arrogante, hipócrita, egoísta, desobediente, autossuficiente, vaidoso, jactancioso (alto conceito de si mesmo), cheio de justiça própria e de vanglória, etc.

Portanto, não ouça a sua alma; ouça a voz do Senhor e obedeça ao que Ele manda. Ele manda você se reconciliar com teu irmão.

1 João 4:20: Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Como você pode dizer que ama a Deus, mas não ama o seu irmão?
Como você pode dizer que é amigo de Deus, mas não é amigo do seu irmão?
Se em Cristo você tem paz com Deus, por que você, em Cristo, não tem paz com seu irmão?
Se Deus, em Cristo, perdoou os seus pecados, por que você não perdoa os pecados do seu irmão? Efésios 4:32

Deus não perdoa a falta de perdão. Mateus 6:14,15
A falta de perdão prejudica a comunhão com Deus. 

Imagine você entregando a Deus a sua adoração, o seu louvor, o seu serviço, o seu dízimo, a sua oferta, as suas primícias, e Ele não aceitando, porque você não perdoou seu irmão e não se reconciliou com ele.

Se você ainda não se reconciliou com seu irmão, imagine a quantidade de ofertas que você entregou a Deus e que estão acumuladas diante Dele, mas que Ele não aceitou.

Penso que uma das causas do não avanço e do não crescimento saudável de uma igreja local são os problemas de relacionamentos que existem entre irmãos.
Como que Cristo, por meio de você, pode reconciliar alguém com Deus se você ainda não se reconciliou com seu irmão ou com alguém que ainda não é irmão em Cristo?

Quando não nos reconciliamos com alguém, principalmente com os nossos irmãos em Cristo, nos colocamos em uma prisão espiritual, que nos impede de reconciliar os pecadores perdidos com Deus.
É incoerente a gente querer reconciliar alguém com Deus quando ainda não nos reconciliamos com as pessoas com as quais temos alguma coisa a tratar.

Hoje, estamos celebrando a Ceia do Senhor, anunciando a morte do Senhor até que Ele venha. 1 Coríntios 11:26
E uma das realidades espirituais da Mesa do Senhor é o fato de que Deus nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. 2 Coríntios 5:18

Antes da fé no Senhor Jesus Cristo, tínhamos sérios problemas de relacionamento com Deus. Vivíamos separados Dele; éramos Seus inimigos; estávamos em guerra com Ele; éramos rebeldes e hostis para com Ele; vivíamos em constantes conflitos com Ele; andávamos em trevas e sem Deus no mundo; etc.
Mas, mediante a fé no nosso Senhor Jesus Cristo, fomos justificados diante de Deus.

Jesus Cristo, então, nos reconciliou com Deus. Agora, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1,2

Deus também nos deu o ministério da reconciliação; Ele nos confiou a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:18-20
Somos, então, embaixadores em nome de Cristo. Ou seja, em nome de Cristo, reconciliamos os não salvos com Deus.

Como já disse, uma das causas do não avanço e do não crescimento saudável de uma igreja local são os problemas de relacionamentos que existem entre irmãos.

Pense bem: Como você pode reconciliar alguém com Deus se você ainda não se reconciliou com as pessoas com as quais ainda tem alguma coisa contra, principalmente com seus irmãos em Cristo?

Mais uma vez digo: Não dê ouvidos à sua alma; ouça a voz do Senhor que fala contigo.

Hoje, você vai voltar para a sua casa com a seguinte ordem de Jesus: Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!