O impacto da Palavra de Deus | 1 Tessalonicenses 2:13 – Hebreus 4:12
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Domingo passado, o tema da pregação foi: Voltar ao primeiro amor.
Ao final, fomos exortados a praticar três ações: Lembra-te, arrepende-te e volta. Porque só assim desfrutaremos o que é ser de fato um vencedor em Cristo.
Você tem praticado essas ações em sua vida diária?
O tema da mensagem de hoje é: O impacto da Palavra de Deus.
1 Tessalonicenses 2:13: Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
Amados irmãos, sempre comentamos que não tem faltado em nossa igreja local a Palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo. Glórias a Deus por isso!
Mas até que ponto o que o Senhor nos fala tem impactado a nossa vida?
Até que ponto a Palavra de Deus toca a nossa vida?
Até que ponto as revelações de Deus nos impactam?
Será que é superficialmente ou de modo íntimo e profundo? Como saber?
Ora, se alguém é mero ouvinte da Palavra de Deus e não praticante, é porque o seu relacionamento com Deus é raso, pois a Palavra de Deus o toca apenas superficialmente.
- Segundo a Palavra de Deus, o mero ouvinte da Palavra de Deus engana-se a si mesmo, pois não se conecta com Deus em espírito. Tiago 1:22
- De sua parte, não há comprometimento para com Deus e Sua Palavra, sequer para com os interesses e os propósitos de Deus, nem para com a obra de Deus, tampouco para com a igreja.
- Também não tem temor de Deus, pois não deseja construir com Ele um relacionamento íntimo e profundo. Salmo 25:14
- Na verdade, o que deseja somente é que Deus o abençoe com toda sorte de bênçãos, mas sem essa de compromisso e intimidade com Ele, de praticar Sua Palavra e de viver em comunhão na igreja local.
Mas se alguém crê na Palavra de Deus e A pratica, é porque teme a Deus, e a Palavra de Deus impacta sua vida e o leva a um relacionamento cada vez mais íntimo e profundo com Deus.
- Este sim, está conectado com o Espírito de Deus, que lhe revela em seu espírito a Palavra de Deus, a vontade de Deus para sua vida.
- De sua parte, há comprometimento para com Deus e Sua Palavra, para com os interesses e os propósitos de Deus, para com a obra de Deus, para com a igreja de Deus.
- Na verdade, o que mais lhe importa e deseja é a presença de Deus em sua vida; adorar a Deus em espírito e em verdade; buscar, primeiramente, o reino de Deus e a Sua justiça; ter cada vez mais intimidade com Deus; ser cada vez mais santo e parecido com Jesus.
Na parábola do Semeador, quem são os que frutificam com perseverança para o reino de Deus?
Os que ouvem a Palavra de Deus de bom e reto coração; os que retêm a Palavra de Deus implantada em seus corações; os que ouvem a Palavra de Deus, creem Nela e que são profundamente impactados por Ela. Lucas 8:15; Tiago 1:21
Sempre haverá uma ação correspondente na vida daqueles que são impactados de modo íntimo e profundo pela Palavra de Deus.
Quem assim é impactado sempre se corresponderá com Deus à altura.
Em outras palavras, sempre haverá reciprocidade para com Deus por parte daqueles que temem a Deus, que creem em Sua Palavra e A praticam. Estes sempre serão impactados de maneira íntima e profunda pela Palavra de Deus.
O que leva um crente, em princípio, a ser impactado profundamente pela Palavra de Deus é o temor que ele tem de Deus e a fé que tem em Deus.
Logo, a ação correspondente na vida daqueles que são impactados de modo íntimo e profundo pela Palavra de Deus e a obediência a Deus.
O temor de Deus e a fé na Palavra de Deus fazem com que estes sempre obedeçam a Deus.
Vamos ver três homens que foram profundamente impactados pela Palavra de Deus.
A Palavra do Senhor impactou profundamente a vida de Abraão: Gênesis 12:1-4; Hebreus 11:8; Gálatas 3:8
- Abraão ouviu a voz do Senhor e sua vida foi profundamente impactada, e a partir daí se correspondeu com Deus à altura.
- Deus lhe disse para sair de sua terra, de sua parentela e da casa de seu pai, e que fosse para uma terra que o Senhor lhe mostraria; e que dele faria uma grande nação; e que nele seriam benditas todas as famílias da terra.
- Ele, então, obedeceu a Deus e partiu, sem saber para onde iria.
- E tudo o que Deus disse a Abraão se cumpriu.
- A Palavra de Deus impactou profundamente a vida de Abraão, e ele correspondeu à altura com Deus.
A Palavra do Senhor impactou profundamente a vida de Isaías: Isaías 6:1-9
- Isaías teve uma visão. Ele viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas das vestes do Senhor enchiam o templo.
- Nessa visão, ele também viu anjos serafins.
- Diante da visão, o temor de Deus tomou conta de Isaías.
- Ele chegou a pensar que iria morrer por ter visto o Senhor dos Exércitos, porque, imediatamente à visão, ele reconheceu e declarou sua real condição diante de Deus, a de ser um homem de lábios impuros e de habitar no meio de um povo de impuros lábios.
- O que fez com que um dos serafins voasse até Isaías para tocar-lhe a boca com uma brasa viva que tirara do altar com uma tenaz [espécie de pinça], para que sua iniquidade fosse tirada e perdoado o seu pecado.
- Em seguida, Isaías ouviu a voz do Senhor que lhe disse: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
- Isaías correspondeu-se com Deus à altura, e Lhe disse: eis-me aqui, envia-me a mim.
- Então, o Senhor lhe disse: Vai e dize a este povo…
- Isaías foi e profetizou ao povo.
- A visão e a Palavra de Deus impactaram profundamente a vida de Isaías, e ele correspondeu à altura com Deus.
A Palavra de Jesus impactou profundamente a vida de Saulo: Atos 9:1-19
- Saulo dirigia-se para Damasco para encontrar os discípulos de Jesus e levá-los para Jerusalém para serem presos.
- Ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor e, caindo por terra, ouviu a voz de Jesus que lhe disse: Saulo, Saulo, por que me persegues?
- Saulo perguntou: Quem és tu, Senhor?
- Jesus lhe respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
- E Saulo, que respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, foi impactado profundamente com a visão e com a voz de Jesus, pois obedeceu a Jesus, levantando-se da terra.
- Mas ao abrir os olhos, nada podia ver. E assim, cego, entrou na cidade de Damasco, guiado pelas mãos de seus companheiros de viagem.
- Em Damasco, Saulo ficou na casa de Judas.
- E Jesus ordenou que um de Seus discípulos, chamado Ananias, fosse até a casa de Judas para falar com Saulo e impôr sobre ele as mãos.
- Saulo ouviu o que Ananias tinha a lhe dizer da parte de Jesus, tornou a ver e foi batizado, tornando-se um apóstolo de Jesus.
- A visão e a Palavra de Jesus impactaram profundamente a vida de Saulo, e ele correspondeu à altura com Jesus.
As experiências que Abraão, Isaías e Saulo tiveram com Deus e com a Sua Palavra fizeram com que suas vidas fossem profundamente impactadas e transformadas radicalmente [completamente, profundamente, extremamente, drasticamente].
Eu não creio que haja entre nós irmãos que não desejam ter experiências com Deus e Sua Palavra.
Mas se realmente desejamos ter experiências com Deus e Sua Palavra, é necessário, por exemplo:
- Que a gente tenha temor de Deus, creia em Sua Palavra e seja humilde.
- Que Jesus seja para nós o que de mais precioso temos na vida.
- Que a nossa vida de oração seja constante e intensa, pois dependemos de Deus para tudo.
- Que a gente medite a Palavra de Deus diariamente, de dia e de noite.
- Que a gente seja praticante da Palavra de Deus, e não meros ouvintes e leitores.
- Que a gente seja santo [separado do mundo para pertencer a Deus e viver para Ele].
- Que a gente esteja preparado para a volta de Jesus.
- Que a gente sempre esteja à disposição do Senhor, seja qual for a situação.
- ETC.
E claro, não há como a gente ter experiências com Deus e a Sua Palavra se não tivermos intimidade com o Espírito Santo; sem a Pessoa e o trabalho do Espírito Santo em nós.
E também não há como ter tais experiências vivendo isolado, à parte da igreja local, não vivendo e não caminhando em unidade e em comunhão com os nossos irmãos em Cristo.
O nosso Deus, o Deus Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, sempre foram Um e sempre viveram em perfeita unidade e comunhão.
E, além de tudo o que envolve em Cristo a nossa tão grande salvação, Deus também desejou ardentemente nos incluir na unidade e na comunhão da Trindade, para delas participarmos plena e ativamente.
Por isso, por mais maravilhosos que sejam o seu chamado e os dons que já recebeu, Deus não é glorificado quando exercidos à parte da unidade e da comunhão da Trindade, quando exercidos à parte da unidade da igreja e da comunhão dos santos. Na verdade, isso é estranho e impossível.
No Corpo de Cristo, que é a igreja de Deus, não existe a possibilidade de alguém funcionar sozinho.
E para que pudéssemos compreender claramente essa realidade espiritual, em 1 Coríntios 12:12-27, o Espírito Santo usa o corpo humano para ilustrar esta realidade espiritual: nenhuma parte do corpo humano funciona sozinha, pois isto é impossível.
Assim também na igreja do Deus vivo, que é coluna e baluarte da verdade, é impossível um membro funcionar sozinho.
Deus nos diz que aquele que se isola é egoísta, pois busca satisfazer seus próprios desejos e interesses. Quem assim age insurge-se [rebela-se] contra a verdadeira sabedoria. Provérbios 18:1
Quando pessoas não são impactadas pela Palavra de Deus, o problema está nas pessoas, e não na Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus sempre foi, continua sendo e sempre será viva e poderosa.
Se você realmente deseja ser impactado pela Palavra de Deus, ter experiências com Deus como tiveram, como vimos, Abraão, Isaías e Saulo, então, comece a temer a Deus, creia de todo coração em tudo o que Ele fala e seja humilde.
Em seguida, persevere em seguir as demais orientações que o Espírito Santo nos dá através desta mensagem. Vamos fazer isso, irmãos?
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!