Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça | Mateus 6:25-34

COMPARTILHE esta MENSAGEM

A mensagem do domingo passado foi: Há uma graça de Deus sobre a tua vida | João 1:16
Naquela ocasião, o Senhor disse que há uma graça de Deus sobre cada um de nós, e que devemos dar a ela o devido valor, não tornando-a inútil, ineficaz e infrutífera em nossas vidas.
Você tem dado o devido valor à graça de Deus que está sobre a tua vida?

É sempre bom lembrar que 2025, para nós, é o ano da Presença Manifesta de Deus.
Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença. Efésios 1:4 

O tema da mensagem de hoje, para este nosso tempo de comunhão, é: Buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça | Mateus 6:32-34

Hoje, para alguns cristãos, o que mais importa é a prosperidade financeira e material, pois o que suas almas mais desejam é estabilidade profissional e financeira, conforto, bem-estar, sucesso, segurança, lazer, condições para viajarem constantemente e um futuro promissor.
E o que não falta no mercado da fé são reuniões, eventos, pregadores, mensagens e livros que motivam os cristãos a buscarem essas coisas.

Não é errado ter desejos. Mas o cuidado que devemos ter quanto aos nossos desejos é se eles são da nossa velha natureza, ou se são da nossa natureza divina, pois, em Cristo, agora, somos nova criação.
Sendo nova criação, devemos nos considerar mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:10,11
Sendo nova criação, devemos renovar a nossa mente pela Palavra de Deus, para que os nossos desejos não sejam mais os do velho homem, mas os do novo homem que somos em Cristo.
Por isso, temos que nos santificar e ser santos, porque o Senhor, o nosso Deus, é santo. 1 Pedro 1:16; Levítico 20:7
E algo que é necessário para se santificar e ser santo é considerar o velho homem crucificado, e o novo homem, vivo para Deus.

Sabemos que a disposição natural da nossa velha natureza é buscar as coisas deste mundo.
Mas o que o nosso espírito recriado deseja ardentemente é buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça; buscar as coisas do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus; é pensar nas coisas celestiais, e não nas que são aqui da terra. Mateus 6:33; 2 Coríntios 5:17; Efésios 4:24; Colossenses 3:1-3

No Sermão do Monte, Jesus nos fala sobre a ansiedade e a preocupação que não devemos ter em relação ao futuro. Vamos ler Mateus 6:25-34.

Nos versículos 31 a 34, o Senhor nos diz:
³¹ Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
³² Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
³³ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
³⁴ Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

O que Jesus está nos dizendo é: não vos inquieteis com o futuro. Não fiquem se perguntando: O que será o nosso futuro?
Jesus diz que são os gentios (os que não fazem parte do povo e da família de Deus), e não nós, que vivem diariamente ansiosos em suprir todas as suas necessidades, e também preocupados com o seu futuro.
São os que não fazem parte do povo e da família de Deus, e não nós, que buscam ansiosamente a estabilidade financeira e material; que buscam ansiosamente conforto, bem-estar, sucesso, segurança e um futuro promissor.
Para nós, que fazemos parte da família de Deus, Jesus diz que o nosso Pai celeste sabe de todas as coisas de que necessitamos a cada dia; e se buscarmos, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, o Pai celeste, a cada dia, suprirá todas as nossas necessidades.

Somos chamados por Deus para viver um dia de cada vez, pois o amanhã a Ele pertence.

Para aqueles que fazem parte da família de Deus e que buscam em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, para estes, as suas necessidades, a cada dia, são sempre supridas por Deus; o Pai celeste acrescenta em suas vidas, a cada dia, tudo aquilo de que necessitam para viver.

Perceba que Jesus nos diz duas vezes: Não vos inquieteis com o amanhã.
Inquietar-se significa: viver agitado, perturbado, incomodado, preocupado, etc.
Portanto, não fiquemos agitados, perturbados, incomodados e preocupados por causa do futuro, pois já basta para nós o mal que cada dia traz em si mesmo.

Uma coisa que faz com que alguns cristãos tenham inveja de pessoas ímpias, arrogantes e perversas, é a prosperidade delas; porque, mesmo não querendo saber e ouvir a respeito de Jesus e de Sua cruz, ainda assim são prósperas, pois elas têm todas as suas necessidades supridas a cada dia, têm estabilidade financeira e material, conforto, bem-estar, sucesso, segurança e um futuro promissor.
Tal inveja tem abalado a fé de muitos cristãos. Alguns até se perguntam: Por que meu vizinho, que não é crente, prospera, e eu, que sou crente, não prospero?
Mas saiba que essa inveja não é de hoje. Por exemplo, para Asafe, faltou pouco para que ele se desviasse dos caminhos do Senhor, pois invejou a prosperidade dos maus. Salmo 73

Mas como tais pessoas, que não querem saber e ouvir a respeito de Jesus e de Sua cruz, conseguem tudo isso na vida?
Porque no sistema do mundo há formas de se alcançar tudo isso; por exemplo: trabalhando arduamente; recebendo, por exemplo, uma herança; praticando crimes.
Mas para nós, que temos uma aliança com Deus em Cristo Jesus, que fazemos parte da família de Deus, só há uma forma de alcançarmos tudo isso: buscando, a cada dia, em primeiro lugar, o reino do Pai celestial e a Sua justiça.

A aliança é um compromisso mútuo com direitos e deveres para cada parte envolvida.
Pelo precioso sangue de Jesus que foi derramado na cruz do Calvário, Deus firmou conosco uma Aliança, a Aliança da graça.
E Mateus 6:33 faz parte da aliança do Senhor conosco: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Neste versículo, a nossa parte na Aliança é: buscar, a cada dia, em primeiro lugar, o reino do Pai celestial e a Sua justiça.
E a parte de Deus é: suprir, a cada dia, todas as nossas necessidades.

Portanto, diariamente, devemos buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça; procurar conhecer os interesses de Deus e a Sua vontade.
Como fazemos isso? Basicamente, orando e suplicando, meditando e vivendo a Palavra de Deus, santificando-se e sendo santo, vivendo a comunhão da igreja local, não tornando inútil a graça de Deus em nós, etc.

Como já disse, devemos ter cuidado com os nossos desejos, para que sejam os da nossa natureza divina, pois, em Cristo, nos despimos do velho homem com seus feitos.
Um outro cuidado é quanto ao que temos. Para isso, cada um deve se perguntar: O que tenho me foi acrescentado por buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, ou conquistei à maneira dos gentios (daqueles que não fazem parte do povo e da família de Deus)?
Se foi à maneira dos gentios, então, Deus não foi e jamais será glorificado.
Na verdade, quem conquista as coisas à maneira dos gentios deve dar glória a si mesmo, e não a Deus; e mesmo que, hipocritamente, venha a glorificar a Deus, Deus não aceita tal glória.

Buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, não se limita apenas a cultuar a Deus aos domingos; a ir todas as semanas na intercessão, nos encontros de famílias e na juventude; etc. Tudo isso é necessário, mas não é só isso.

O que significa “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”?
Primeiramente, o verbo buscar no imperativo, “buscai”, subentende que devemos continuamente nos manter ocupados na busca pelo reino de Deus e a Sua justiça.
Buscar o reino de Deus, basicamente, é colocar, a cada dia, os interesses de Deus em primeiro lugar em nossas vidas; é estar sob o governo de Deus; é submeter-se integralmente ao governo de Deus. Ou seja, em tudo, Deus tem que ter a primazia em nossas vidas.
Buscar a justiça de Deus, basicamente, é fazer, a cada dia, a vontade de Deus.

Jesus nos diz que, para o nosso Pai celestial, a vida é mais valiosa do que a comida que a sustenta; que o corpo é mais valioso do que a roupa que o veste; e que buscar, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça é incomparavelmente melhor do que andar ansioso pela vida e preocupado com o futuro. Mateus 6:25,33

Não devemos andar ansiosos, mas em fé e em santidade, como o Senhor tem nos ensinado.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!