Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas | Apocalipse 2:1 a 3:22

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas | Apocalipse 2:1 a 3:22

 

No último livro da Bíblia, Apocalipse, o apóstolo João recebeu revelações e escreveu cartas para as 7 igrejas da Ásia. Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Em Apocalipse 1:3 já traz uma revelação importantíssima: Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

Em meio aos acontecimentos atuais no mundo, acredito que precisamos temer a Deus, ou seja, obedecer a sua palavra para que ela seja verdade em nossas vidas.
Quanto engano achar que por estar cumprido o protocolo do crente, o crente acha que está bem com Deus e continua a viver buscando, pelo menos, ter tranquilidade, ou posso dizer garantias nessa terra.

Protocolo do crente = eu oro, eu leio a bíblia, eu vou no culto, na intercessão, nos encontros de famílias e demais atividades que tenho que cumprir.

Não é isso que Deus quer de nós, Ele nos comprou por um alto preço, a morte de Jesus, seu filho amado. Deus nos quer para Ele. Nós que fomos chamados das trevas para a sua maravilhosa luz, temos que entender que somos parte do processo e nossa vida é para o louvor da Sua glória.
Estar envolvido naquilo que Deus tem nos ensinado faz parte da nossa vida e devemos permanecer neste posicionamento de servo até a sua volta.

Vamos meditar sobre o que Jesus falou para as 7 igrejas. Ele traz revelações que mostram pontos que o desagrada, mas principalmente Ele faz uma declaração para aquele que tem ouvidos e ouve o que o Espírito diz às igrejas.

A igreja em Éfeso era uma igreja que nos dias de hoje iríamos gostar de congregar, trabalhavam arduamente e eram perseverantes, eles não toleravam homens maus, diz a palavra que colocavam a prova falsos apóstolos, suportavam sofrimentos pelo nome de Jesus e não desfaleciam. Eles também abominavam as práticas dos nicolaítas.
Porém Jesus tinha algo contra eles, tinham abandonado o primeiro amor, eles precisavam se arrepender.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Éfeso:
Apocalipse 2:7: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
A árvore da vida simboliza a vida eterna em comunhão com Deus e é essa a promessa de Jesus para o que ouve o que o Espírito diz às igrejas.

A igreja em Esmirna era materialmente pobre, sofredora e perseguida, porém para Jesus ela era rica.
Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Esmirna:
Apocalipse 2:11: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.
Jesus está prometendo que os vencedores não irão passar pelo lago de fogo, a morte eterna.

A igreja em Pérgamo permanecia fiel e não renunciava a sua fé em Jesus, lá Antipas, fiel testemunha de Jesus foi morto. No entanto, havia pessoas idólatras, que comiam alimentos sacrificados aos ídolos e praticavam imoralidades sexuais. Também havia outros que se apegavam aos ensinos dos nicolaítas. Eles precisavam se arrepender, abandonando a imoralidade e o falso ensino para evitar o julgamento iminente.

Nicolaítas = Uma seita herética cujo nome significa “povo vencedor”. Aparentemente, eles promoviam falsos ensinos, idolatria e imoralidade.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Pérgamo:
Apocalipse 2:17: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Promessa de alimento eterno, Jesus – o pão da vida. O branco simbolizando a pureza, limpeza e vitória no tempo do fim e como vencedores receberão uma nova identidade e posição permanente em seu relacionamento com Deus.

A igreja em Tiatira, Jesus diz que conhecia as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança. A igreja ainda estava evoluindo nessas características.
No entanto, eles toleravam Jezabel, com seus ensinos que induzia os servos do senhor a imoralidade sexual e de comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Porém em Tiatira havia aqueles que não se corromperam e permaneceram firmes.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Tiatira:

Apocalipse 2: ²⁶ Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. ²⁷ “Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro” ²⁸ Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. ²⁹ Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Jesus promete repartir a sua autoridade, triunfo e reinado, irão governar com Ele – a promessa de ter Jesus.

A igreja em Sardes, Jesus também diz que conhece as suas obras – tem fama de estar vivo, mas está morto. Fortes palavras foram ditas: Fique atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer. Jesus não achou suas obras perfeitas para os olhos de Deus. A ordem era para eles obedecer e se arrepender. Havia também em Sardes, uns poucos que não contaminaram as suas vestes.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Sardes:

Apocalipse 3: ⁵ O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. ⁶ Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Mais uma vez, Jesus fala do branco simbolizando pureza, limpeza e vitória no tempo do fim. Estarão no registro espiritual que confirma os nomes dos verdadeiros crentes que são protegidos do engano espiritual satânico e Jesus vai reconhecê-los diante de Deus.

A igreja em Filadélfia, disse Jesus que tinha pouca força, ela não tinha poder e nem influência, mas guardou a palavra de exortação e perseverança e não negou o nome de Jesus. Por isso, eles serão guardados da hora da provação que virá sobre todo o mundo, para pôr a prova os que habitam na terra.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Filadélfia:

Apocalipse 3: ¹² Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. ¹³ Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
A promessa de jamais sair da presença de Deus, terão uma nova identidade e cidadania numa cidade eterna e gloriosa.

A igreja em Laodiceia era morna e Jesus estava a ponto de vomitá-la. Se achavam autossuficientes, tinham riquezas, mas não reconheciam que eram miseráveis, digno de compaixão, pobre, cego, estava nu. Jesus ama essa igreja, ele repreende e disciplina dizendo: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Eles precisavam buscar em Jesus os verdadeiros recursos espirituais. Laodiceia precisava ser dedicada e se arrepender.

Agora ouçam o que o Senhor revelou para a igreja de Laodiceia:
Apocalipse 3: ²¹ Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. ²² Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. A promessa de compartilhar o trono de Jesus, Rei e Juiz, irão participar do seu reinado.

Podem perceber que Jesus, mesmo nas igrejas mais corrompidas, Ele não despreza os seus servos fiéis. Sim, por vezes exortou com palavras duras, apontando os erros e defeitos cometidos, porém sempre mostrando o que cada um tinha de bom, mesmo que para alguns foi muito pouco o que restou.

E nós como igreja, não estamos recebendo os mesmos cuidados que essas 7 igrejas receberam do Senhor? Quais as nossas falhas e erros? Quais são as coisas boas que podemos nos alegrar e tomar posse? Quais as exortações e recomendações que Jesus está ordenando para nos arrependermos?

Jesus diz em sua palavra que repreende e disciplina aquele que Ele ama. Vejo este amor para com o nosso ministério, muitas revelações são trazidas aos nossos corações através da pregação da palavra de Deus e essa frase cai muito bem para nós, igreja de Jesus: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ouça as promessas que Jesus fez às igrejas, nenhuma delas fala sobre esse tempo terreno. Sabemos que aqueles que estão em Cristo serão sustentados, cuidados e protegidos por Ele e vivem satisfeitos.
As promessas que Jesus tem para nós são eternas e preciosas, não tem comparação com nada que possamos pensar ou viver nesta vida.
Meditem nessas promessas e vejam o que está por vir, encorajam-se a entregar a vida totalmente para Jesus. Fortaleça o espírito e viva o propósito de Deus, pois só assim seremos vencedores.

Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!