O favor do rei | Mateus 18:23-30
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O favor do rei | Mateus 18:23-30
Mateus 18: ²³ “Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. ²⁴ Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata. ²⁵ Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida. ²⁶ “O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. ²⁷ O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. ²⁸ “Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ²⁹ “Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’. ³⁰ “Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Esse texto fala sobre perdão, Pedro pergunta à Jesus quantas vezes deveria perdoar o irmão que peca contra ele. Pedro diz 7 vezes e Jesus responde, 70 x 7.
Hoje este texto vai nos ilustrar a igreja onde Jesus é o cabeça e nós os membros que compõe o seu corpo.
Você se considera a igreja de Jesus?
Então vamos considerar que: O rei é Jesus; o servo é a igreja (cada um de nós); o conservo são os perdidos.
Um dia, irmãos, andávamos perdidos numa vida de pecados e condenados à morte eterna. Nossa dívida era impagável, mas a graça de Deus nos alcançou, um enviado do Senhor apresentou as boas novas, Jesus – o Rei. Por ter crido que Jesus é o nosso Senhor e Salvador, a dívida impagável foi perdoada e passamos a ser a igreja.
Agora como igreja, vamos passar por um processo de santificação, é um processo de transformação para sermos parecidos com Jesus.
Precisamos encarar esse processo, primeiramente como forma de gratidão pela graça recebida e em seguida para cumprir com o propósito de Deus para nossa vida.
Quando não levamos a sério o processo de santificação, demonstramos que não demos valor pela graça recebida e consequentemente não estaremos preparados para realizar o propósito de Deus em nós, então não iremos apresentar as boas novas como se deve.
O servo da história logo que saiu da presença do rei, já estava preocupado com sua vida e ao encontrar seu conservo, foi bruscamente cobrá-lo de uma dívida. Ora, é uma falta de gratidão tão grande, como não lembrar do que havia recebido do rei e agir tão duramente com seu conservo. Na verdade, ele não recebeu em seu coração o favor do rei.
O Senhor Jesus vem buscar uma igreja santa e nós estamos passando pelo processo de santificação, porque estamos aguardando a volta de Jesus e desejamos estar prontos.
Como igreja que somos, precisamos ser “pequenos Jesus”, pois o que os perdidos precisam, não é a pessoa que sou em mim, não é o meu modo de viver, não é a minha condição social, o meu conhecimento. Nada que há em mim pode perdoar a dívida impagável dele, ou seja, eu preciso morrer e Jesus Cristo assumir o controle da minha nova vida.
Aqui neste ministério temos nos esforçados para trazer esse entendimento, pois a gratidão a Deus é muito mais que ter conseguido conquistar um sonho, atingir um objetivo pessoal, receber uma cura ou um milagre, gratidão a Deus é entregar a sua vida para que Ele faça de você a imagem e semelhança Dele e possa deste modo, alcançar, discipular e enviar aqueles que estavam perdidos para que também sejam a igreja de Jesus.
Se não dermos a devida importância para o processo de santificação, podemos ser pedra de tropeço na obra de Deus, impedindo o avanço do evangelho e o agir de Deus na vida das pessoas. Isso não é o que Deus deseja para nós.
Então, o que devemos fazer?
Como é um processo, precisamos pagar o preço e assumir a responsabilidade.
Romanos 8: ³⁵ Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ³⁶ Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. ³⁷ Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. ³⁸ Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, ³⁹ nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Isso é gratidão!
Precisamos nos preparar e como cristãos, temos uma receita básico.
- Busque a Deus em oração, leitura e meditação da Bíblia todos os dias.
- Busque o poder do Espírito Santo e seja guiado por Ele, pois é Ele que nos ajudará a lembrar dos mandamentos.
- Cuida da sua casa (família) de acordo com os princípios de Deus (marido, esposa e filhos).
- Busque ter uma vida de comunhão, aproveite as oportunidades que Deus tem nos oferecido neste lugar para estarmos juntos (Cultos, intercessões, Encontros de famílias, eventos em geral).
- Aprenda a andar pela fé, sabendo que deverá agir como um soldado, você tem algo para fazer em nosso meio.
Durante 10 semanas Deus nos deu uma direção para nos reunir aqui, para através de seus servos, fossemos ministrados em temas que são importantíssimos para a nossa santificação. Veja os temas:
Família / Casamento – Verdadeira identidade – Honra: Deus honra aqueles que o honram – Relacionamento de Aliança – Gestão de tempo – Foco / Visão / Missão – Devocional pessoal / Construindo a carreira – Discipulado / Área Social (dar a mão ao necessitado) – Santidade / Humildade – Autoridade / Maturidade Espiritual.
Nossa parte nesse processo é assimilar aquilo que Deus tem derramado em nossas vidas. Claro que há muito a aprender, não se limite apenas no que foi entregue e vivido nestes dias, continue buscando e se envolvendo. Agora estamos nos reunindo nos lares para continuarmos nos santificando e tendo a oportunidade de sermos “pequenos Jesus” aos perdidos.
Lucas 9:23: Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!