Combati, completei e guardei | 2 Timóteo 4:6-8

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Combati, completei e guardei | 2 Timóteo 4:6-8

 

2 Timóteo 4: 6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

2 Timóteo 4:6 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
O apóstolo Paulo estava preso em Roma quando escreveu sua segunda carta a Timóteo. Ele sabia que dessa vez seria morto, e não solto como das vezes anteriores.
Como cidadão romano, Paulo não poderia ser lançado aos leões nem crucificado, mas decapitado com uma espada.
Paulo se refere à sua morte como uma partida, e não como o fim de sua existência; porque a morte para os crentes não é outra coisa senão partir para estar com Cristo por toda eternidade, partir para o seu novo endereço, que é o céu.
No sistema sacrificial da Velha Aliança, a libação citada por Paulo consistia em derramar vinho em torno da base do altar como oferta a Deus. Êxodo 29.40
Paulo estava tão confiante e honrado em servir fielmente ao Senhor, que se considerava pronto a oferecer a própria vida em oferta a Cristo, razão pela qual citou a libação como uma metáfora, uma analogia de sua vida, pois seria morto e seu sangue derramado como oferta a Deus.
Para Paulo, a morte correspondia ao derramamento de sua vida como oferta ao Senhor.

A carreira do apóstolo Paulo estava se encerrando. Mas como ele a encerrou?
Como ele se sentia estando preso em um calabouço, sofrendo na carne as terríveis crueldades do Império Romano simplesmente por ser ele um servo fiel de Jesus?
Naquelas condições e contexto, como ele avaliou seu chamado e sua carreira ministerial?
Cheio de fé, de perseverança e coragem, Paulo resume a sua vida e a sua esperança de servo de Deus, afirmando o seguinte:

2 Timóteo 4:7: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Foi assim que ele, resumidamente, avaliou a carreira ministerial para a qual o Senhor o havia designado: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Em hipótese nenhuma, o apóstolo Paulo está se vangloriando neste versículo.
Embora tenha usado os verbos combater, completar e guardar no pretérito perfeito, Paulo ainda permanecia em combate, pois nunca deixou de testemunhar o Evangelho da graça de Deus, mesmo preso e diante de seu iminente martírio.
Completar a carreira ministerial para a qual o Senhor o havia chamado e designado, passou a ser o único alvo da vida de Paulo.
A vida de Paulo foi viver de Cristo, por Cristo e para Cristo.
Foi por Cristo que ele viveu; foi por Cristo que ele perdeu tudo; foi por Cristo que ele gastou a sua vida; foi por Cristo que ele sofreu; foi por Cristo que ele morreu.
Atos 20:24: Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
A carreira ministerial de Paulo não foi de realizações pessoais: estabilidade financeira e conquistas materiais; tampouco de prazeres, diversões, festas e vaidades; antes, foi um intenso combate.
Em sua segunda carta aos coríntios, o apóstolo Paulo narra alguns momentos do intenso combate que enfrentou para completar a carreira ministerial que recebera de Jesus e para testemunhar o Evangelho da graça de Deus. Vamos ler 2 Coríntios 7:5 e 11:22-28:

2 Coríntios 7:5: Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro.

2 Coríntios 11: ²² São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu. ²³ São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. ²⁴ Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; ²⁵ fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; ²⁶ em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; ²⁷ em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. ²⁸ Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.

Paulo guardou a fé, sendo obediente a ela, transmitindo-a da maneira como havia recebido.
Ele obedeceu à fé, mantendo-se fiel a ela, tanto no sentido de obedecer ao Evangelho como de transmiti-Lo.
Ele obedeceu à doutrina que lhe foi confiada pelo próprio Senhor, vivendo-a e repassando-a aos outros em toda a sua pureza original.

2 Timóteo 4:8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
O apóstolo Paulo foi julgado por Nero, que era o imperador de Roma na época, e foi sentenciado à morte.
O tribunal romano julgou Paulo culpado; mas o Senhor, reto juiz, revogaria esta sentença e daria a ele a coroa da justiça, guardada para aqueles que amam a vinda de Jesus e que, cabalmente, combatem o bom combate, completam a carreira e guardam a fé.
A coroa era o prêmio que se dava aos ganhadores nos jogos atléticos.
Paulo não foi condenado pelo Senhor, antes, recebeu Dele a coroa da justiça por ter sido fiel até à morte, a Jesus e ao Evangelho da graça de Deus.
O Senhor dará a coroa da justiça àqueles que mostrarem justiça em suas carreiras ministeriais e que testemunharem o Evangelho da graça de Deus; isto é, àqueles que forem santos, justos, íntegros, honestos e incorruptíveis em seus ministérios.
Paulo desejava com ardor a vinda do Senhor; e ele vivia à luz da vinda do Senhor. Por isso, a segunda vinda de Cristo provocava nele humildade, santidade, submissão, justiça, integridade, honestidade, fidelidade, incorruptibilidade, generosidade, o viver em comunhão, etc.

Cristo Jesus nos salvou e nos designou para o ministério, no qual temos uma carreira a cumprir.
Em que fase será que você está da sua carreira ministerial: no começo, no meio ou no fim? Independente da fase em que esteja, você sempre terá que combater o bom combate, completar a sua carreira e guardar a fé em Cristo.

Você realmente entende:
Que o Senhor te salvou para viver unicamente Dele, por Ele e para Ele?
Que é por Cristo que tem que viver; que é por Ele que tem que perder tudo, gastar a sua vida, sofrer e morrer?
Que o principal alvo da sua vida tem que ser completar a carreira ministerial para a qual o Senhor o designou?

Afinal de contas, você vive para os seus próprios interesses, ou para os propósitos de Deus?

Você tem guardado a fé em Cristo, mantendo-se fiel a ela, tanto no sentido de obedecer ao Evangelho como de pregá-Lo?
Naquele Dia, você deseja receber do Senhor, o reto Juiz, a coroa da justiça? Mas você ama a vinda do Senhor e tem se preparado diariamente para esse Dia, sendo santo, justo, humilde, fiel, íntegro, honesto e incorrupto em sua carreira ministerial?

Se a sua vida não for uma oferta agradável a Deus, ela também não será no dia da sua morte.

Amados irmãos, não há como não ficarmos comovidos e envergonhados quando lemos as passagens bíblicas que nos revelam o que o apóstolo Paulo e todos os apóstolos sofreram para servirem Jesus fielmente e completarem suas carreiras ministeriais.
Mas como eles conseguiram passar por tudo o que passaram, sofrer tudo o que sofreram, por Jesus e pelo Evangelho da graça de Deus?
Porque o amor de Cristo os constrangia; porque renunciaram a tudo quanto tinham na vida; porque morreram para o mundo; porque morreram para si mesmos e passaram a viver a vida de Cristo.
Eles sempre estavam dispostos a combater o bom combate e a sofrer o que fosse preciso, inclusive serem mortos, para cumprir o chamado e completar a carreira para a qual o Senhor os havia designado.
Para eles, a perseguição, o sofrimento, o escárnio, o opróbrio, a injúria, a desonra, eram marcas dos servos fiéis de Cristo.
Serviam ao Senhor sempre com disposição e incansavelmente, a fim de que pessoas não perecessem por não terem ouvido o Evangelho da graça de Deus.

Será que não é isso que está nos faltando na vida?
Será que não é isso que está nos faltando para alcançar, discipular e enviar novos discípulos?

Paulo tinha plena convicção de que quanto mais fiel fosse seu serviço ao Senhor e mais semelhante a Cristo se tornasse, mais ele sofreria nas mãos dos homens.

O que fizemos ou sofremos em nossa carreira ministerial que podemos comparar com as experiências do apóstolo Paulo?

Quanto ao nosso chamado e a nossa carreira ministerial, saiba que o Senhor ainda tem mais responsabilidades para nos conferir. Mas será que estamos preparados para assumi-las? Deveríamos!
Tais responsabilidades, assim como todas as que o Senhor até aqui já nos conferiu, afetarão radicalmente a nossa vida: família, trabalho, finanças, sonhos, planos, amizades, lazeres.
Tais responsabilidades afetarão radicalmente a nossa vida rotineira.
Mas você está disposto a mudar a sua rotina para assumir novas responsabilidades em sua carreira ministerial? Deveria.
Por mais dignas e louváveis que possam parecer, há coisas na nossa vida rotineira que Deus quer mudar, pois elas interferem na nossa carreira ministerial.
Por isso, a doutrina dos apóstolos, na qual temos que perseverar, nos revela que devemos adequar a totalidade da nossa vida ao chamado que o Senhor nos fez; e não o chamado que Deus nos fez à vida rotineira que levamos.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11.36

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!