O nosso Deus continua trabalhando | João 5:17
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O nosso Deus continua trabalhando | João 5:17
Domingo passado, o Senhor nos lembrou que é através do profético que nos é revelado pelo Espírito Santo o que Deus está falando e fazendo nos nossos dias.
E também da necessidade de nós, a igreja de Deus, termos intimidade com o Espírito Santo, pois Ele é o Espírito da revelação; é Ele que nos revela o que Deus está falando e fazendo nos nossos dias.
Está escrito: Atos 1:1: Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar…
O Novo Testamento nos relata, não apenas o que Jesus começou a fazer e a ensinar, mas também o que Ele continuou e continua fazendo e ensinando.
Não há dúvidas de que o nosso Senhor está trabalhando, fazendo, falando e ensinando nos nossos dias; e sendo Seus filhos, servos e discípulos, devemos nos corresponder com Ele e cooperar com Ele em tudo.
1 Coríntios 3:9: Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
1 Coríntios 9:23: Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.
Está escrito: João 5 ¹⁹ Então, lhes falou Jesus [aos judeus que O perseguiam]: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. ²⁰ Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
O nosso Deus é um só Deus, que se manifesta através de três Pessoas Divinas e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
A unidade do nosso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, é um mistério; é uma realidade eterna, algo que sempre existiu, antes mesmo de tudo ser criado.
E o Verbo se fez carne. João 1:14
Mesmo nos dias da Sua carne, o Deus Filho nunca deixou de ser o que Ele sempre foi com o Pai e com o Espírito Santo — Deus.
Por isso, tudo o que Cristo Jesus fez nos dias do Seu ministério terreno foi em unidade e em plena comunhão com o Pai e com o Espírito Santo, pois Eles são um só Deus.
Por exemplo: Em unidade e em plena comunhão com o Pai e o Espírito Santo, Jesus chamou a Si os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, para estarem com Ele e cooperarem com Ele em Seu ministério.
Mas antes de chamá-los, Jesus orou ao Pai uma noite inteira. Mateus 10:1-4; Marcos 3:13-19; Lucas 6:12-16
Jesus disse aos judeus que O perseguiam: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17
Amados irmãos, o nosso Deus — Pai, Filho e Espírito Santo — tem trabalhado incessantemente, e ainda está trabalhando.
Jesus trabalhava nos dias da Sua carne. Sua única ocupação foi trabalhar na obra de Seu Pai.
Hoje, como o nosso Senhor tem trabalhado?
Antes de responder a esta pergunta, vamos meditar em algumas passagens das Sagradas Escrituras.
João 14 ²² Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? ²³ Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Como que o Deus Pai, e o Deus Filho glorificado, vieram aos discípulos e fizeram neles morada?
Através do Espírito Santo que Jesus prometeu enviar-lhes quando fosse recebido e glorificado no céu. João 14:16
O nosso Deus não mente (Tito 1:2). E no dia da festa do Pentecostes, o Deus Filho cumpriu Sua promessa enviando-lhes o Deus Espírito Santo. Atos 2:1-4
A partir do cumprimento da promessa de Jesus, o Deus Pai e o Deus Filho passaram a habitar nos salvos através do Espírito Santo.
Com a vinda do Espírito Santo todos os salvos foram reunidos no corpo de Cristo.
E assim, por um só Espírito, o Espírito Santo de Deus, todos os salvos são batizados em um só corpo, o corpo de Cristo, que é a igreja do Deus vivo. 1 Coríntios 12:13
E o que Jesus disse aos Seus discípulos se cumpriu, porque o Pai e Ele vieram e habitam na igreja através do Espírito Santo.
Todos os salvos por Cristo se tornam filhos, servos e discípulos do Senhor; e cooperadores de Deus no trabalho que Ele está realizando.
Reitero que nós, sendo de Deus Seus filhos, servos e discípulos, devemos nos corresponder com Ele e cooperar com Ele em tudo; porque de Deus somos cooperadores. 1 Coríntios 3:9
Para que o mundo creia que Deus enviou Seu Filho para salvar o mundo, Jesus orou por nós, para que sejamos um, assim como Ele e o Pai são Um; orou para que, assim como o Pai está Nele e Ele no Pai, também estejamos nós no Pai e Nele. João 17:11,20,21
Portanto, nós, a igreja, através do Espírito Santo que habita em nós, somos um com o Pai e com o Filho.
Somos um com o nosso Deus. Logo, é em unidade e em plena comunhão que cooperamos com Deus em Sua obra.
Por sermos a igreja, o corpo de Cristo, não existe a possibilidade de cooperarmos sozinhos com Deus em Sua obra.
Por isso que, não viver em comunhão com os irmãos; não andar em comunhão com os irmãos; não cooperar com Deus em comunhão com os irmãos; são enganos do diabo, pelos quais muitos crentes têm se deixado enganar.
Irmãos amados, nos tornamos verdadeiros cooperadores de Deus quando juntos fazemos tudo pela obra Dele. 1 Coríntios 9:23
Como vimos anteriormente, tudo o que Cristo Jesus fez nos dias do Seu ministério terreno foi em unidade e em comunhão com o Pai e o Espírito Santo, pois Eles são um só Deus.
Agora, após meditarmos em todas essas realidades espirituais, voltemos à pergunta: Hoje, como o nosso Senhor tem trabalhado?
Como vimos, Jesus continua trabalhando, fazendo e ensinando.
Mas agora, Ele trabalha, faz e ensina através da igreja, que é o Seu corpo no mundo, que somos nós.
A igreja, então, deve viver, caminhar e trabalhar como Jesus nos dias da Sua carne.
Nos dias da Sua carne, o nosso Senhor afirmou:
João 5:30: Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
João 12 ⁴⁹ Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. ⁵⁰ E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.
Jesus nada pôde fazer de Si mesmo. Tudo Ele fez com o Pai e com o Espírito Santo, pois são um só Deus.
Jesus não procurou satisfazer Sua própria vontade, mas satisfazer unicamente a vontade do Pai, que O enviou.
Jesus não falou de Si mesmo. Ele dizia e anunciava o que ouvia do Pai. Como o Pai lhe dizia, assim Ele falava.
Portanto, nós, a igreja, nada podemos fazer de nós mesmos, individual e coletivamente. Temos que fazer tudo com o nosso Deus, com quem somos um.
Não podemos procurar satisfazer a nossa própria vontade, mas satisfazer unicamente a vontade do nosso Deus, que nos enviou.
Não podemos falar de nós mesmos, mas dizer e anunciar o que ouvimos do nosso Deus. Como o Pai nos diz, assim devemos falar.
Geralmente, o Senhor nos fala e se revela a nós através da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.
A obra que o Senhor Jesus começou está sendo continuada pelo Espírito Santo.
É o Espírito Santo que nos revela o que o Senhor está fazendo, falando e ensinando nos nossos dias, para que correspondamos e cooperemos com o Senhor em tudo o que for necessário.
Portanto, Cristo continua trabalhando e realizando Sua obra através do Espírito Santo que habita em Seu corpo na Terra, que é a igreja, que somos nós.
Na verdade, não somos nós que trabalhamos, mas Cristo. É Ele que faz tudo, e não nós.
Por isso está escrito: Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. 2 Coríntios 10:17
Ao nosso Senhor seja a honra, o poder eterno, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!