A ação do Espírito Santo e a nossa interação com Ele | Ezequiel 47:1-12
COMPARTILHE esta MENSAGEM
A ação do Espírito Santo e a nossa interação com Ele | Ezequiel 47:1-12
Ezequiel 47:1-12 – A torrente das águas purificadoras.
Há algumas interpretações referentes a este texto.
Mas hoje, vamos nos ater na que compara a torrente das águas purificadoras com as águas que fluem do interior dos crentes, que é a Pessoa e a obra do Espírito Santo, conforme está escrito em João 7: 37 No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. 39 Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
O apóstolo João também viu o rio da água da vida e escreveu sobre ele em Apocalipse 22: 1 Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.
Há várias lições práticas para nós nesses textos que acabamos de ler.
Mas antes de aprendê-las para vivê-las, quero chamar a sua atenção a uma particularidade frequente nos textos proféticos, que é: Deus mescla e relaciona coisas naturais com verdades espirituais.
O rio da água da vida emana do trono de Deus e do Cordeiro.
A obra que esse rio realiza é uma obra que somente o próprio Deus pode realizar, que é: dar vida; reviver o que está morto: … e tudo viverá por onde quer que passe este rio. Ezequiel 47:9
Portanto, não é errado dizer que esse rio é uma extensão do próprio Deus.
A primeira verdade que quero enfatizar é que esse rio da água da vida é essencial à vida. Essencial à minha vida, à sua vida, à nossa vida.
A água natural, cuja fórmula é H2O, é essencial para a nossa sobrevivência física.
A água do rio da vida é essencial para a nossa sobrevivência espiritual.
Esse rio, então, emana do Santuário de Deus onde Deus habita; emana de onde a presença de Deus está; emana do trono de Deus e do Cordeiro.
O Senhor é a única fonte de água que jorra para a vida. João 4:14
Ele é o manancial da vida. Salmo 36:8,9
As águas do rio da vida além de saudáveis, também são poderosas para produzir restauração por onde quer que passe. Tão poderosas que Ezequiel faz uma declaração impressionante, a de que até o Mar Morto voltará a viver. Ezequiel 47:8
Somente Deus, através de Suas intervenções poderosas e sobrenaturais, é que pode realizar tal obra.
Portanto, é essencial que a gente discirna a figura desse rio, o que ele representa e como devemos, diariamente, interagir com ele.
Por isso, mais uma verdade que quero enfatizar é a necessidade de interagirmos com esse rio.
Jesus relaciona o rio da água da vida, e por onde quer que ele passe, com a Pessoa e a obra do Espírito Santo.
Logo, é necessário que haja da nossa parte uma interação com o Espírito Santo e Sua obra; que a gente participe ativamente do ministério do Espírito Santo.
Os níveis do rio de Ezequiel ilustram a interação do crente verdadeiro com o Espírito Santo e Sua obra.
Essa interação aperfeiçoa o crente verdadeiro e, consequentemente, a igreja local onde serve ao Senhor.
Assim como o homem, que representa Cristo, guiou o profeta Ezequiel ao rio das águas purificadoras; assim também somos guiados a interagir com o rio das águas vivas, que representa o Espírito Santo e Sua obra.
Se você ainda não entrou nesse rio, é porque ainda não atendeu o que o Senhor lhe disse em alguma ocasião: Vem comigo.
Saiba que este chamado que o Senhor lhe fez: Vem comigo, ainda está de pé.
Mas se você ouviu o Senhor lhe dizer: Vem comigo, e entrou no rio, em que profundidade do rio você está?
- Se você está nos primeiros mil côvados (aproximadamente 500 metros), com águas pelos tornozelos, a Palavra do Senhor para você hoje é: Ainda não é hora de parar; continue entrando no rio.
- Se você já atingiu os mil metros e está com águas pelos joelhos, a Palavra do Senhor para você hoje é: Ainda não é hora de parar; continue entrando no rio.
- Se você já atingiu os mil e quinhentos metros e está com águas pelos lombos, a Palavra do Senhor para você hoje é: Ainda não é hora de parar; continue entrando no rio.
- Até os mil e quinhentos metros desse rio dá pé, o que significa que você ainda pode ter controle sobre a sua vida.
Se tudo viverá por onde quer que passe este rio (Ezequiel 47:9), obviamente, este rio é de água corrente.
- Se você chegou nos dois mil metros, glória a Deus, porque está onde o Senhor deseja que todos os Seus servos estejam: em águas correntes e profundas, águas que não dão pé; o que significa que você não tem mais controle sobre a sua vida, porque é o rio que passa a te conduzir.
- Significa que você passa a ser levado pelo Espírito Santo a lugares onde Deus quer que você esteja e vá, para realizar a obra e a vontade Dele.
O nosso lugar é nas águas profundas do rio de água viva.
Entrar no rio da água viva, em outras palavras, é desejar e permitir o agir do Espírito Santo em nossas vidas; é desejar e permitir que Ele cumpra em nós o Seu ministério; e para isso é necessário que a gente interaja com Ele; que a gente seja um cooperador fiel no ministério Dele, onde Ele realiza a parte Dele, e nós, a nossa.
Infelizmente, a igreja do Senhor não tem avançado mais em sua missão porque alguns crentes não conseguem entender que são eles é que têm que entrar no rio.
Há muitos crentes que, há anos, estão esperando que o rio invada suas vidas e provoque um grande avivamento em suas vidas. Por outro lado, Deus está esperando que estes crentes entrem no rio de águas vivas.
Muitos crentes acham que o Espírito é que tem que fazer tudo, e que eles não precisam fazer nada.
Mas o que a Palavra de Deus nos ensina é que tudo o que temos para fazer, tem que ser em parceria com o Espírito Santo.
Ou seja, tem a ação do Espírito Santo, mas também a nossa responsabilidade em relação ao Seu agir. Por exemplo:
- É o Espírito Santo que convence você de pecado; e a sua responsabilidade é se arrepender deles. João 16:8
- Se os dons do Espírito Santo não estão mais fluindo em sua vida, a responsabilidade de reavivá-los é sua. 2 Timóteo 1:6
Deseje sempre estar nas águas profundas do rio da vida.
Deseje sempre a plenitude do que Deus tem para você.
Resumindo, meu encargo hoje é dizer que a vontade de Deus é que você esteja nas águas profundas do rio da vida, mas que você tem que fazer a sua parte para chegar e estar lá.
Quando o Senhor diz que as águas profundas estão a dois mil metros, isso não significa que elas estão longe, mas que para chegar até elas é preciso determinação e dedicação diária.
Isso só é possível se você tiver intimidade com o Espírito Santo e interagir com Ele: Ele fazendo a parte Dele, e você fazendo a sua.
O Espírito Santo fala com você através da meditação da Palavra; das pregações aos domingos; da vida de um irmão; de um cântico; etc.
Sua responsabilidade é interagir com Ele fazendo a sua parte.
Para que Deus governe sobre a sua vida é preciso que você se renda a Ele e ao Seu senhorio. Para isso, você não pode se inclinar aos desejos da carne, mas ao governo Dele.
Se Jesus aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, que dirá nós que fomos concebidos em pecado! Hebreus 5:8
Devemos orar com mais intensidade pelas coisas espirituais do que pelas coisas materiais.
Como vimos, tudo viverá por onde quer que passe o rio das águas vivas.
O Espírito Santo está se manifestando em todas as áreas de sua vida?
Então, olhe para cada área de sua vida e pergunte a si mesmo: Quanto de vida ou de morte há em cada uma delas?
Onde houver vida, que esta vida seja cada vez mais abundante.
Mas onde houver morte, que você deseje ardentemente que o Espírito Santo inunde elas com o Seu poder para que também tenham vida abundante.
Isso implica em ser prático no dia a dia; estar todos os dias no lugar secreto com o Senhor, O adorando, louvando e rendendo-se totalmente a Ele; enchendo-se cada vez mais do Espírito. Faça isso todos os dias.
Não se contente em estar nas águas rasas, nas águas que dão pé; mas em estar nas águas profundas.
Se realmente cooperarmos com Deus, interagindo com o Seu Espírito, Ele fará coisas extraordinárias em nosso meio e na nossa geração.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!