Onde está o seu tesouro? Mateus 6:19-24
COMPARTILHE esta MENSAGEM
O tema da mensagem do domingo passado foi uma pergunta: Como está a sua vida? Para responder a esta pergunta, fomos exortados a nos examinarmos honestamente. Talvez sua vida não esteja bem, mesmo tendo ouvido tudo o que o Senhor falou a você até hoje. Mas o Senhor, por tanto nos amar, nos disse, mais uma vez, como a nossa vida com Ele deveria ser. Você tem meditado e agido a respeito disso?

Mateus 6 ¹⁹ “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. ²⁰ Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. ²¹ Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. ²² “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. ²³ Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! ²⁴ “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
Jesus trouxe essas verdades no sermão do monte e hoje percebo quanto é importante esse ensinamento para nós.
Nossa origem pecaminosa tende a nos atrair para as coisas deste mundo, por outro lado, para mantermos firmes e dedicados a Deus e a sua obra é preciso lutar dia após dia numa batalha da vida cristã que parece não ter fim.
Temos a tendência de ler esses versículos com muito entendimento, muitas vezes, com a certeza de que estamos seguros ao que Jesus está dizendo.
Porém olhando para a minha vida e para o convívio dentro da igreja, vejo que não posso desviar meus olhos nem um segundo de Jesus, senão corro o risco de construir meu tesouro na terra.
Falo isso, porque se parar para observar o dia a dia da sua vida, se pegar o tempo que está gastando para se manter neste mundo e comparar com o que estamos gastando na presença de Deus e na colaboração para a edificação da igreja, terá um medidor para saber onde está o seu tesouro.
Quantas coisas pensamos durante o dia e quantas dessas coisas nos leva a pensar e ter atitudes ligados ao reino dos céus?
É tão mais fácil planejar as coisas da nossa vida referente a esse mundo, somos cuidadosos, dedicados, esperançosos, animados, …. opa, será que é assim mesmo?
No trabalho – sempre queremos nos preparar mais e demonstrar muito interesse, pois sabemos que se nos destacar poderemos ter uma promoção, subir de cargo e o mais desejado, ganhar um bom aumento. Então procuramos nos especializar ainda mais, fazendo cursos de especialização, treinamentos, nos envolvendo cada vez mais no trabalho, muitas vezes fazendo horas extras e trabalhando até nos finais de semana.
No estudo – é uma vida longa, muitos anos se passam da alfabetização até a formação de um profissional, é um tempo muito importante onde definirá as oportunidades de construírem a vida, almejando obter uma condição social mais elevada. No começo não temos noção da importância, mas quando vem chegando a fase adulta, vemos o quanto é importante estudar, aí vem o momento de buscar o tempo perdido e corremos para cursos e mais estudos que absorve o nosso tempo e nos deixa esgotados.
No meio tem a família que é o objetivo de tudo isso, queremos dar o melhor para os nossos filhos e para o nosso lar, quantas coisas desejamos ter e vira um alvo que lutamos, às vezes, toda a vida para alcançar, ficamos fascinados quando conquistamos, não vemos a hora de acontecer. Há também a enorme responsabilidade de manter a casa, não deixar faltar nada, como é trabalhoso cuidar dos filhos, eles precisam crescer bem para terem suas vidas estabilizadas, quantas coisas a se fazer, parece que não vamos dar conta.
Com esses exemplos, acredito que tenha algo que identificou na sua vida, então vamos olhar agora a nossa vida com Deus.
Não irmãos, hoje não vou falar nada sobre ser crente, ser filho do Deus altíssimo, servo do Senhor Jesus, habitação do Espírito Santo, pois creio que todos já sabem muito bem.
O que gostaria de provocar na igreja e o “examinar a si mesmo” para buscar em Deus a verdade da sua vida e poder avaliar se realmente está gastando a sua vida ajuntando tesouros no céu.
Deus nos dá a oportunidade de nos ajudar nesse processo de santidade para ajuntarmos nossos tesouros no céu. Os versículos 22 e 23 de Mateus 6 nos alerta: ²² “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. ²³ Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Creio irmãos que precisamos uns dos outros para termos os olhos cheios de luz, pois as margens da igreja a possibilidade da luz que está dentro de você ser trevas é bem possível, porque não somos nada sozinhos, somos a igreja, o corpo de Cristo.
Jesus como cabeça do corpo, governa-o, portanto temos que demonstrar através das obras que fazemos como igreja quem somos e faremos aqui no ministério Águia de Cristo.
Lembra que é muito mais fácil nos moldar as coisas deste mundo, então somente olhando para Jesus e ouvindo o que o Espírito diz as igrejas é que, em obediência, permaneceremos com os nossos olhos bons fazendo que todo o corpo seja cheio de luz.
As coisas que comentei sobre estudo, trabalho e família, não são erradas de pensar, desejar ou conquistar, o que precisamos é conseguir um equilíbrio para que essas coisas não interfiram na sua vida com Deus e com a igreja.
A Bíblia nos diz em Romanos 8 ³⁸ Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, ³⁹ nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
É esse convencimento que temos que ter dentro dos nossos corações, nada será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Temos um grande desafio para que a nossa vida seja equilibrada. Muitas vezes, tomamos esse próximo versículo como forma de se justificar por algo que não estamos conseguindo fazer, mas creio que hoje ele vem para que entendamos que precisamos ter tempo para realizarmos o propósito de Deus.
Eclesiastes 3:1: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu…
Não poderia encerrar sem falar do último versículo que lemos em Mateus 6: ²⁴ “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.
Dinheiro é tão cobiçado no mundo e tão necessário para se viver, porém na Bíblia ele é comparado a um deus. Infelizmente vemos que o dinheiro realmente contamina o coração do homem e, por isso, precisamos ter o cuidado durante a nossa vida para não nos inclinarmos para ele. Sim, o dinheiro é necessário e para justificar, sempre falamos e declaramos o que está em 1 Timóteo 6:10 – o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Talvez a forma que temos vivido, mesmo achando que não há amor ao dinheiro, pode nos revelar que podemos estar nos dedicando a esse senhor.
Como falei no começo, não deixe de se examinar, há um propósito de Deus para a sua vida e nós como igreja iremos te ajudar a realizar.
Jesus é o nosso tesouro, é por Ele que temos que viver, que o Espírito Santo nos leve a toda a verdade dessa palavra e nos ajude a alinhar a nossa vida ao Seu propósito.
Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! Apocalipse 5:12
![]()
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS

Seja o primeiro a comentar!