Generosos em dar e prontos a repartir | 1 Timóteo 6:17-19

COMPARTILHE esta MENSAGEM

Domingo passado, o tema da mensagem foi: O impacto da Palavra de Deus.
Ao final, fomos exortados a temer a Deus, crer de todo coração em tudo o que Ele fala, a ser humildes e perseverar em seguir todas as orientações que o Espírito Santo tem nos dado.
Você tem praticado isso em sua vida diária?

 

O tema da mensagem de hoje é: Generosos em dar e prontos a repartir | 1 Timóteo 6:17-19

1 Timóteo 6 ¹⁷ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; ¹⁸ que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; ¹⁹ que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. 

No reino de Deus não há espaço e ocasião para o orgulho, para a soberba, para a arrogância, para o egoísmo, para a prepotência, para a altivez, para a intolerância, porque tudo isso é pecado diante de Deus.
No reino de Deus só há espaço e ocasião para o amor e a humildade.
Logo, na igreja de Deus não pode haver orgulhosos, soberbos, arrogantes, egoístas, prepotentes, altivos e intolerantes.

Primeiramente, no texto que lemos, o Senhor exorta os ricos a não serem orgulhosos por serem ricos.
E claro, não devemos ser orgulhosos, também, por acharmos que somos mais capazes, inteligentes, melhores, mais bonitos e mais amados por Deus do que os outros, ou porque temos um salário mais alto e moramos em um bairro mais nobre.
Provérbios 16:18: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.

Há pobres que são orgulhosos e ricos que são humildes.
Portanto, ser rico de maneira honesta não é pecado, e ser pobre não é uma virtude.
Mas ser orgulhoso é pecado.

 Deus não condena alguém por ser rico, mas por colocar sua confiança nas riquezas, e não Nele.
O dinheiro não dá segurança alguma. Hoje, alguém pode ter muito dinheiro, e amanhã não ter nenhum.
Na verdade, confiar no dinheiro e nas riquezas é insano; é como construir uma casa sobre a areia, e não sobre a rocha. Mateus 7:24-27

Acredito que não há quem não queira ser feliz. Mas o mundo ensina as pessoas a buscarem a felicidade sem Deus.
No sistema mundano, a felicidade consiste em ter dinheiro, riquezas, prestígio e fama. É atrás dessas coisas que a humanidade vive correndo para alcançar.
Mas Jesus nos diz, em Lucas 12:15, para não sermos avarentos, porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Essa felicidade que as pessoas pensam que vão encontrar no dinheiro, na verdade, não é felicidade. Somente Deus é que pode proporcionar ao homem a genuína felicidade.

Há ensinos, que se dizem bíblicos, que ensinam que ser próspero é ter dinheiro, bens materiais, conforto, prazeres, lazeres, etc. Estes ensinos fazem parte da teologia da prosperidade.

Mas ser próspero diante de Deus não é ter essas coisas, mas ter Jesus como único tesouro, o que de mais precioso se tem na vida, independente do dinheiro, das riquezas, do conforto, da segurança, dos prazeres, dos lazeres, da fama e do prestígio.
Quem tem Jesus como único tesouro é grato e contenta-se com o que tem.
O Senhor nos diz em 1 Timóteo 6 ⁷ Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. ⁸ Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

A única coisa que deveria nos importar na vida é a presença de Deus, e dela desfrutarmos plenamente; ser grato a Ele e glorificá-Lo através de tudo o que Ele nos dá por Sua maravilhosa graça.
Nosso maior prazer deve ser estar na presença de Deus; conhecê-Lo mais e mais; amá-Lo de todo o coração; glorificá-Lo com a nossa vida, com o que somos Nele e com tudo o que Ele nos dá; viver unicamente Dele, por Ele e para Ele.
É buscar em fé o Seu reino e a Sua justiça, convictos de que Ele, em Cristo, suprirá todas as nossas necessidades, em todas as áreas de nossas vidas.
Porque é o nosso Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento [para o nosso prazer, deleite e contentamento], como lemos em 1 Timóteo 6:17.

O Senhor exorta também os ricos: que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida. 1 Timóteo 6:18,19

Penso que ser rico é relativo, porque qualquer pessoa pode ser rica em relação a outras.
Por exemplo: Você pode se considerar rico por ter uma casa para morar, seja ela própria ou alugada; por poder se alimentar adequadamente a cada dia; por ter roupas e por poder escolher a que deseja vestir a cada dia; por ter um emprego; etc.
Por que você pode se considerar rico? Porque há milhões de pessoas no mundo que não têm isso que você tem.
Portanto, todas essas coisas são as suas riquezas. Logo, você é rico.

E nós, que somos ricos, quando praticamos o bem e boas obras, e somos generosos em dar e prontos a repartir, na verdade, estamos acumulando tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Mateus 6:19-21
Na realidade, quando praticamos tais coisas, é porque desejamos ardentemente nos apoderar da verdadeira vida.

Nosso Deus é generoso e pronto a repartir conosco o que tem.
E, sendo filhos, servos e discípulos do Senhor, criados conforme a imagem e semelhança de Deus, faz parte da nossa identidade em Cristo sermos generosos e prontos a repartir o que temos.

O que Deus nos dá em abundância, não é para acumularmos, mas para repartirmos.
Sempre podemos repartir com alguém o que o Senhor nos dá por Sua maravilhosa graça.

Talvez alguns não saibam, mas o dinheiro que Deus nos dá é uma semente, que se multiplica quando semeada.
O dinheiro que Deus nos dá se multiplica em nossas vidas quando semeamos ele na vida de alguém.

Deus condena aqueles que não usam suas riquezas para a glória Dele, que não repartem suas riquezas com os seus próximos.
Quem ama seu dinheiro e suas riquezas não consegue dar e repartir o que tem. Lembram-se do jovem rico? Virou as costas para Jesus e correu em direção ao que mais amava, seu dinheiro e suas riquezas. Marcos 10:17-22

Deus diz que não é o dinheiro, mas que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Muitos, por amarem e cobiçarem o dinheiro, se desviaram da fé em Cristo. 1 Timóteo 6:10

Algo que Jesus tem nos ensinado ao longo da nossa jornada com Ele nesse mundo é ser humilde e viver dedicadamente para os outros, e não para nós mesmos.
Filipenses 2 ³ Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. ⁴ Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
Só conseguiremos viver estes versículos se passarmos por cima do nosso orgulho, da nossa soberba, da nossa arrogância, do nosso egoísmo, da nossa prepotência, da nossa altivez, da nossa intolerância.

Deus é generoso em dar e pronto a repartir. E nós, Seus filhos, também temos que ser.
A generosidade em dar e a prontidão em repartir o que se tem são marcas que também distinguem os verdadeiros filhos, servos e discípulos do Senhor.

Se você é fiel na entrega dos seus dízimos, primícias e ofertas, continue sendo. Mas saiba que o dinheiro que Deus dá a você todos os meses é também para semear na vida dos seus próximos.
E já que não merecemos nada de Deus, não cabe a nós julgarmos quem merece, ou não, a nossa ajuda. Simplesmente devemos ser generosos e prontos a repartir com os nossos próximos o que Deus nos dá graciosamente.

Provavelmente, pode haver entre nós irmãos que não têm condições financeiras, por exemplo, para vir todos os domingos à igreja, ou para vir todas as semanas na intercessão, ou para ir todas as semanas no encontro de famílias, ou para participar da nossa confraternização de fim de ano, etc. Você já semeou na vida deles?

Pode haver, também, familiares e parentes nossos que estejam passando por dificuldades financeiras e precisando de ajuda. Você já semeou na vida deles?

Quem sabe os seus guias, aqueles que velam pela tua alma, pelo que prestarão contas a Deus, também estejam passando por dificuldades financeiras e precisando de ajuda. Você já semeou na vida deles?

Já que Deus, pela Sua maravilhosa graça, nos dá dinheiro todos os meses, então, devemos semeá-lo todos os meses na vida dos nossos próximos.
Uma outra maneira de semearmos na vida dos nossos próximos é prestando a eles algum tipo de serviço de que necessitem.

Meus amados irmãos, não queiram jamais perder a verdadeira vida, deixando de fazer o bem, de ser generosos e de repartir com os seus próximos o que Deus dá a vocês graciosamente.

Que a generosidade e a prontidão em repartir o que temos sejam atos que expressem a nossa eterna gratidão a Deus por tudo o que Ele nos dá graciosamente.
Que a generosidade e a prontidão em repartir o que Deus nos dá sejam marcas em nossas vidas e em nosso ministério.

Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36

 

Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.

Licença Creative CommonsO conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License

 NOSSOS  CANAIS 

 SITE    –    YOUTUBE 

 INSTAGRAM MINISTÉRIO 

 INSTAGRAM JUVENTUDE 

 FACEBOOK    –    TWITTER 

 WHATSAPP 

IMPRIMIR - PRINT

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!