A presença manifesta de Deus – Parte 1 | Efésios 1.4
COMPARTILHE esta MENSAGEM
A presença manifesta de Deus – Parte 1 | Efésios 1.4
No ano passado, em inúmeras ocasiões, aqui e também nos encontros da RAMIS, o Senhor nos falou insistentemente para buscarmos a Sua presença e, claro, permanecemos nela.
Creio que foi por isso que o Senhor nos deu o seguinte tema para este ano: A presença manifesta de Deus.
Efésios 1.4: …assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele…
Deus nos escolheu, em Cristo, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença.
Foi para isso que Deus nos escolheu, em Cristo, antes da fundação do mundo: Para pertencermos a Ele e sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença.
Fomos chamados e escolhidos para estarmos na presença de Deus.
Na presença de Deus nos rendemos totalmente a Ele em adoração, louvor e oração. Fazemos isso:
- Em nossa família natural, individualmente e em família, como nos ensina a Palavra de Deus, por exemplo, em:
- Individualmente: Mateus 6.6: Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará
- Em família: 1 Pedro 3.7: Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
Uma das coisas que interrompem as orações em famílias são as discórdias.
- Coletivamente, na família de Deus, quando nos congregamos em lugares específicos, como aqui, ou em lares, ou em qualquer outro lugar adequado, como faziam os primeiros discípulos:
-
- Atos 2: 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
- Atos 12.12: Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença. Salmos 105:4
A Palavra de Deus nos encoraja a buscarmos ao Senhor e o Seu poder; a buscarmos sempre a Sua presença; para conhecê-Lo mais; para conhecer a Sua voz e o Seu poder; para desfrutarmos da Sua presença e da Sua glória; para sermos mais íntimos Dele; para sermos cada vez mais parecidos com Jesus Cristo; para fazer a vontade Dele, e não a nossa; etc.
O que importa para mim é a presença de Deus. O que importa para nós é a presença do Senhor.
Mas onde está a presença de Deus?
Sabemos que o nosso Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente.
- Ser Onipotente, significa que Ele possui todo poder, isto é, Seu poder é infinito e ilimitado.
- Ser Onisciente, significa que Ele conhece todas as coisas de modo completo e absoluto. Seu conhecimento é infinito e não está sujeito a qualquer limitação.
- Ser Onipresente, significa que Ele não é limitado de nenhuma forma pelo tempo e pelo espaço. Sua presença é infinita, de modo que Ele está presente em toda parte com toda plenitude do Seu ser.
Portanto, o nosso Deus é transcendente, pois não há limites de nenhuma forma para Ele.
Ele está além do tempo, do espaço, dos lugares e de tudo.
Não há nenhum lugar no Universo e no mundo espiritual em que Deus não esteja, que Seus olhos não vejam, que Ele não conheça e não saiba o que nele acontece. Tal lugar não existe para Deus.
- A cada folha de árvore que cai em todo o mundo, Deus sabe, porque Ele está lá e vê.
- Tudo o que acontece no mais profundo dos mares, Deus sabe, porque Ele está lá e vê.
- Tudo o que acontece em todas as galáxias do Universo, Deus sabe, porque Ele está lá e vê.
Salmo 139: 7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.
Deus está em tudo e além de tudo. Ele sabe de tudo. Ele já sabe como será o ano de 2025 para nós; e também todos os dias da nossa vida.
Porém, sendo Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente, Ele resolveu manifestar a Sua presença e se tornar conhecido em lugares específicos.
Além da Onipresença de Deus, a Bíblia também nos revela a presença manifesta de Deus.
Deus, então, em Sua Soberania, decidiu se tornar conhecido, e resolveu revelar-se através da manifestação da Sua presença.
Mas é Ele que escolhe o momento, o lugar e as pessoas para as quais deseja manifestar a Sua presença.
O Senhor Deus, por ser Onipresente, sempre esteve, por exemplo, no Monte Horebe.
Agora, neste exato momento, Deus está lá no Monte Horebe. Não só lá, mas também aqui, em sua casa, na empresa onde você trabalha, nas escolas, nos hospitais, nos presídios, nas praças, na Cracolândia, nos estádios de futebol e em todos os lugares.
Mas houve um dia em que a presença e a glória de Deus se manifestaram lá no Monte Horebe, no meio de uma sarça que ardia no fogo mas que não se consumia. Êxodo 3.1-22 a 4.1-17.
Quando assim, a presença de Deus se manifesta, o lugar se torna santo: Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Êxodo 3.5
Alguns pensam que pelo fato de Deus estar em todos os lugares, não precisam buscar a Sua presença.
Pergunta: O que mais nos importa e mais anelamos é a presença de Deus?
Se sim, então, neste ano, buscaremos ainda mais a presença de Deus; mas sempre com a expectativa de que Ele manifestará a Sua presença e a Sua glória entre nós.
Como aconteceu após Salomão ter orado na Casa que construiu para Deus, quando a glória do Senhor encheu a Casa, a ponto dos sacerdotes não poderem entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 2 Crônicas 7.1-3
Por que precisamos da presença manifesta de Deus?
Porque está escrito em Efésios 1.4 que Deus, em Cristo, antes da fundação do mundo, nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença.
…assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele… Efésios 1:4
Na vida daqueles que pertencem a Deus há uma necessidade, um anelo, uma fome, um desespero, pela presença de Deus; porque Deus nos criou para vivermos em Sua presença.
Deus criou o Jardim do Éden, que era um santuário, para encontrar-se com o homem.
Neste Jardim o primeiro casal encontrava-se diariamente com a presença de Deus. Gênesis 3.8
A história da humanidade começou neste lugar, onde Deus, diariamente, se encontrava com o homem e sua mulher.
No Jardim do Éden, Adão e Eva tinham uma ligação direta com Deus.
Todos os dias, Adão e Eva, estavam na presença de Deus.
Eles conheciam a Deus; eles tinham relacionamento com Deus; eles tinham comunhão e intimidade com Deus; usufruiam da vida de Deus; conversavam com Deus face a face; experimentavam a glória de Deus; estavam alinhados com Deus; etc.
Mas Adão e Eva pecaram contra Deus. E quando ouviram a voz do Senhor, no dia em que haviam pecado, a primeira coisa que fizeram foi se esconder da presença de Deus. Gênesis 3.8
Mas como vimos, não há como esconder-se de Deus.
Após Adão e Eva pecarem contra Deus, por vergonha, passaram a fugir e a correr da presença de Deus; não queriam mais estar na presença de Deus.
Não foi Deus que não quis mais estar com eles todos os dias no Jardim; mas foram eles que, por pecarem, abriram mão da presença de Deus em suas vidas.
O ser humano, por ser pecador, não pode ficar na presença de Deus, porque Deus é santo.
E Adão e Eva, por pecarem, não podiam mais estar na presença de Deus, porque Deus é Santo.
No entanto, Deus não os rejeitou e não desistiu deles; antes, passou a revelar o Seu plano de redenção para salvar a humanidade.
Foi quando Deus matou um animal; e da pele deste animal, o Senhor fez para eles roupas para que escondessem a sua vergonha.
Com isso, Deus passou a revelar o Seu plano de redenção para a humanidade: Alguém iria morrer por causa do pecado da humanidade; para que o homem pudesse novamente ter livre acesso à presença de Deus.
E a realidade espiritual da Ceia do Senhor não deixa dúvidas de que o plano de Deus para salvar a humanidade foi executado plenamente.
Por isso, nós, que recebemos e confessamos a Jesus como nosso único e suficiente Senhor e Salvador; nós, que pertencemos exclusivamente a Ele; podemos, Nele, permanecer na presença de Deus.
No próximo domingo, ouviremos do Senhor a segunda parte deste tema.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!