Por que você …? | Lucas 19:11-26
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Por que você …? | Lucas 19:11-26
Todos aqueles que são salvos por Jesus Cristo, que têm Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, que vivem unicamente pela fé no Filho de Deus, são membros da única igreja que há: a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. 1 Timóteo 3:15
E todos aqueles que são membros da única igreja que há, servem a Deus com suas vidas em igrejas locais espalhadas por toda a Terra.
O fundamento bíblico para as igrejas locais está escrito, por exemplo, no livro do Apocalipse, capítulos 1:4 a 3:22, onde Cristo Jesus diz para João escrever às sete igrejas locais da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Em cada uma dessas igrejas locais havia um pastor, a quem o Senhor Jesus tratou de “anjo da igreja”; e também os seus respectivos membros.
E o Senhor já nos disse que Ele está e caminha no meio das igrejas, observando a fé e as obras de cada uma delas. Portanto, Ele observa a nossa fé e as nossas obras.
O Senhor destacou a fé, a perseverança e também as obras de cada uma das igrejas da Ásia, tanto as boas obras quanto as más.
Quanto às boas obras, os pastores e os membros fizeram o que deveriam fazer como discípulos e servos do Senhor.
Quanto às más obras, os pastores e os membros foram exortados a se arrependerem e deixá-las, para que fossem vencedores.
Nós, a Igreja Evangélica Ministerial Águia de Cristo, também conhecida como Ministério Águia de Cristo, é também uma igreja local que tem pastores e membros.
O Senhor também está aqui e caminha entre nós, observando a nossa fé, a nossa perseverança e as nossas obras, tanto as boas obras quanto as más.
O Senhor nos observa todos os dias, 24 horas por dia; e não somente nos cultos aos domingos, ou na intercessão, ou nas células, ou nos cursos, ou na juventude, ou nas conferências, ou nos encontros etc.
Por tanto nos amar, o nosso Senhor não cessa de nos falar, pelo Seu Espírito, da condição da nossa fé e também das nossas obras, tanto as boas quanto as más. Por isso que constantemente somos por Ele exortados, consolados e edificados.
Amados irmãos, a nossa fé e as nossas obras têm agradado e glorificado a Deus?
Jesus Cristo, o nosso Senhor, assim como Ele falou às igrejas locais da Ásia o que elas precisavam ouvir e fazer, e não o que elas gostariam de ouvir e fazer; assim também Ele age conosco, nos falando o que precisamos ouvir e fazer, e não o que gostaríamos de ouvir e fazer.
Ou seja, tudo o que o Senhor aqui nos fala é o que precisamos ouvir e fazer.
Sendo assim, nenhum de nós aqui está desobrigado de obedecer ao que o Senhor tem nos falado; nenhum de nós está dispensado de viver a vida do nosso ministério e de obedecer ao que o Senhor tem nos ordenado.
Em nenhuma igreja local pode haver duas categorias de membros: a dos que ouvem e obedecem ao Senhor; e a dos que ouvem e não obedecem ao Senhor.
Na igreja de Jesus todos devem ouvi-Lo e obedecê-Lo.
Se as nossas obras são o resultado da nossa fé em Deus, isso significa que temos crido naquilo que o Senhor tem nos falado; consequentemente, temos correspondido com Ele; logo, tais obras são boas diante de Deus.
Aqueles que creem em Deus agem em fé.
Agora, se as nossas obras não são o resultado da nossa fé em Deus, então, elas são resultado do que? Da nossa vontade, da nossa desobediência, da nossa não reciprocidade com Deus, do nosso orgulho, da nossa soberba, do nosso egoísmo, da nossa justiça própria, da nossa autoconfiança, da nossa mente meritória, da nossa negligência, da nossa vanglória, da nossa falta de santidade, da nossa cobiça etc.
Vamos ler Lucas 19:11-26.
Esta parábola relata que um senhor chamou dez de seus servos e confiou a cada um deles uma mina, para que a negociasse até que ele voltasse de uma viagem que faria a uma terra distante.
Todos receberam a mesma palavra e ordem de seu senhor: Negociai até que eu volte.
Quando voltou de sua viagem, o senhor mandou chamar seus servos a fim de saber o que cada um havia feito com a mina que recebera.
A mina do primeiro servo que se apresentou rendeu dez.
A mina do segundo, rendeu cinco.
Mas veio um que enterrou a mina; consequentemente, nada rendeu para seu senhor.
A palavra Senhor significa Dono. Logo, o nosso Senhor, Jesus Cristo, é o nosso Dono e tem completa autoridade sobre a nossa vida.
Ele nos comprou com o Seu precioso sangue. Somos propriedade exclusiva do Senhor. 1 Coríntios 6:20; 1 Pedro 2:9
Pertencemos a Deus e somos obrigados a fazer tudo o que Ele nos ordena.
Por isso, é contraditório chamar Jesus de Senhor e não fazer o que Ele manda. Lucas 6:46: Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
Da parábola das dez minas, destaquei alguns pontos que nos servem de alerta:
- Todos nós, individual e coletivamente, recebemos do nosso Senhor Jesus Cristo ordens para cumprir.
- Quando cumprimos as ordens do Senhor, Ele nos chama de servos bons.
- Quando não cumprimos as ordens do Senhor, Ele nos chama de servos maus.
- Quando não cumprimos as ordens que recebemos do Senhor, Ele as dá a outros para que as cumpram.
- Há crentes que têm medo de Deus, mas não O obedecem.
- Quando se ama e serve ao Senhor apaixonadamente, nunca faltam oportunidades para obedecê-Lo e fazer a Sua vontade.
- Sempre há perdas quando não se obedece às ordens do Senhor.
Se perguntássemos àquele servo que enterrou a mina que recebeu de seu Senhor: Por que você não cumpriu a ordem do seu senhor? Ele responderia: Porque eu tive medo do meu senhor, pois ele é homem rigoroso, que tira o que não pôs e colhe o que não semeou.
Jesus Cristo, o nosso Senhor, o nosso Dono, ao longo da nossa caminhada com Ele, já nos deu diversas ordens; aliás, muitas delas Ele nos lembrou em nossa última conferência.
E se o seu Dono, o seu Senhor, Jesus Cristo, perguntasse a VOCÊ: Por que VOCÊ não cumpre as minhas ordens? O que VOCÊ responderia a Ele?
A seguir, imaginei algumas possíveis perguntas que o Senhor faria a VOCÊ, todas elas, obviamente, baseadas naquilo que Ele já falou e ordenou para a nossa igreja local.
E para que VOCÊ não se engane a si mesmo, ouça com atenção as perguntas e responda ao seu Dono com toda honestidade; porque, se você não responder a Ele com toda honestidade, é óbvio que Ele saberá.
- Por que você não ora todos os dias, fervorosamente?
- Por que você não medita a Minha Palavra todos os dias?
- Por que você não tem o hábito de jejuar?
- Por que você não diz todos os dias ao seu cônjuge que você o ama?
- Por que você não faz o culto com sua família, semanalmente?
- Por que você não pratica o que aprendeu nos encontros de casais que participou?
- Por que você não é totalmente compromissado com o chamado que Eu lhe fiz e com a igreja local onde Eu plantei você?
- Por que você só vem para a igreja aos domingos quando tem alguma tarefa a cumprir?
- Por que você só vem para a igreja quando não tem algo mais importante para fazer?
- Por que você não vem para a igreja quando não está bem?
- Por que você assume compromissos justamente em dias que tem responsabilidades para com a igreja?
- Por que você se dispersa e conversa durante o culto, especialmente durante a ministração da Palavra de Deus?
- Por que você se distrai facilmente durante o culto, principalmente com o seu celular?
- Por que você não desliga o seu celular durante o culto que presta a Mim?
- Por que você não é fiel nos dízimos, nas ofertas e nas primícias?
- Por que você não honra a Deus entregando ao seu líder as suas primícias?
- Por que você tem o viver e o andar em comunhão, Comigo e com os irmãos, como uma opção dentre outras, e não como uma necessidade para a sua vida.
- Por que você não é transparente e leal (franco; sincero; honesto) para com o seu pastor, para com o seu líder e irmãos?
- Por que você não segue o amor e não procura com zelo os dons espirituais?
- Por que você não participa da intercessão e de uma célula?
- Por que você não persevera nos cultos, na intercessão e na célula?
- Por que você dá muito mais atenção e cuidado ao seu trabalho e aos seus interesses, do que à Minha obra e aos interesses do Meu reino?
- Por que você não consegue perdoar quem te magoou?
- Por que você não admite quando está errado e pede perdão a quem magoou?
- Por que você só vê falhas nos pastores, líderes e irmãos?
- Por que você não tira primeiro a trave que está em teu olho, para somente depois tirar o cisco que está no olho do teu irmão?
- Por que você, ao invés de criticar, não ajuda seus pastores, líderes e irmãos, para que a Minha igreja cresça e avance?
- Por que você não tem pregado o Meu Evangelho e feito discípulos para Mim?
- ETC.
Quanto às perguntas que revelaram que VOCÊ não fez o que o Senhor ordenou que fizesse, o que VOCÊ acha: O Senhor aceitou as suas respostas como desculpas e justificativas para não ter feito o que Ele ordenou que VOCÊ fizesse? É claro que Ele não aceitou.
Recentemente, nas intercessões às terças-feiras, ouvimos sobre a igreja enferma.
Será que não é porque estamos enfermos, espiritualmente, que algumas das nossas respostas às perguntas supracitadas não agradaram a Deus?
Todas as vezes que deixamos de obedecer às ordens de Deus, seja porque motivo for, é porque escolhemos cuidar dos nossos próprios interesses, e não dos interesses do reino de Deus.
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!