Quando provados, somos aprovados ou reprovados? | 2 Timóteo 2:15
COMPARTILHE esta MENSAGEM
Quando provados, somos aprovados ou reprovados? | 2 Timóteo 2:15
2 Timóteo 2:15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Procurar se apresentar a Deus aprovado é responsabilidade nossa.
Você tem procurado se apresentar a Deus aprovado?
Mateus 4: 18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.
Jesus chamou Pedro e André para seguirem após Ele; e que faria deles pescadores de homens.
Jesus também chamou você para seguir após Ele.
Mas o que Jesus disse que faria de você? Ele já revelou a você qual é o seu ministério?
Vamos ver qual era a tarefa principal do ministério do apóstolo Paulo. Isso pode nos ajudar a cumprir plenamente o nosso ministério.
1 Coríntios 1:17: Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo.
A tarefa principal do ministério do apóstolo Paulo não era, como ele mesmo afirmou, batizar, mas pregar o Evangelho.
Mas a graça de Deus que vivia no apóstolo Paulo trabalhou incansavelmente para o Senhor, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para cooperar com o Senhor no aperfeiçoamento dos santos e na edificação da igreja.
1 Coríntios 15:10: Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.
Você sabe qual é a principal tarefa do seu ministério?
Mas você, a exemplo do apóstolo Paulo, tem cooperado com o Senhor incansavelmente no aperfeiçoamento dos santos e na edificação da igreja sem, contudo, deixado de cumprir a principal tarefa do seu ministério?
Como vimos, Jesus disse a Pedro e André o que faria deles: pescadores de homens.
O Senhor já disse a você qual é o seu ministério?
Se Ele ainda não falou, creia que Ele falará. Mas pode ser que Ele já tenha falado, mas você não ouviu com os seus ouvidos espirituais, apenas com os seus ouvidos carnais.
Quando ouvimos o Senhor apenas com os nossos ouvidos carnais, significa que nada faremos daquilo que Ele está nos falando; ou seja, nos tornamos apenas ouvintes da Palavra de Deus, e não praticantes.
Você, que ainda não sabe qual é o seu ministério, jamais deixe de seguir após Jesus; seja Dele um verdadeiro discípulo; submeta-se totalmente a Ele; seja fiel a Ele; persevere na doutrina e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e na comunhão; e Ele revelará qual é o seu ministério.
Também vimos que o apóstolo Paulo, apesar de trabalhar incansavelmente na obra de Deus, não deixava de cumprir as principais tarefas do seu ministério.
Tanto aquele que já sabe qual é o seu ministério como aquele que ainda não sabe, todos, de maneira incansável, devem cooperar com o Senhor no aperfeiçoamento dos santos e na edificação da igreja; e fazerem tudo o que estiver ao seu alcance, até mesmo além de suas forças e recursos, para que a igreja de Deus avance em sua missão.
Independentemente de qual seja o seu ministério, esteja sempre pronto para servir e cooperar em todos os ministérios da igreja.
Em 2 Timóteo 4:5, o apóstolo Paulo exortou seu filho espiritual, Timóteo, da seguinte maneira: Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
O apóstolo Paulo, pai espiritual de Timóteo (1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 1:2), o exorta (o encoraja) a ser sóbrio em todas as coisas.
Ser sóbrio (em todas as coisas) significa ser sério, moderado, equilibrado, temperante, íntegro, reto; significa também examinar a si mesmo; observar a própria vida, a família, a carreira ministerial; perseverar na doutrina e na comunhão dos apóstolos, no partir do pão e nas orações; etc.
Hoje, o Senhor exorta você a ser também sóbrio em todas as coisas.
O apóstolo Paulo também encoraja Timóteo a suportar as aflições; porque não há como evitá-las na jornada com Cristo.
Já que não há como evitar e fugir das aflições, então, quando elas surgirem, devemos sofrê-las e suportá-las de boa vontade, por Cristo e pelo Evangelho.
Caso as aflições que você tem sofrido e suportado não sejam por Cristo e pelo Evangelho, para Deus, você está sofrendo inutilmente.
O apóstolo Paulo ainda exorta Timóteo a cumprir cabalmente o seu ministério.
Apesar de Timóteo ter pastoreado a igreja em Éfeso (1 Timóteo 1:3), provavelmente ele tenha sido um evangelista.
E cumprir cabalmente o ministério significa cumpri-lo como se deve: completamente, perfeitamente, plenamente.
Você, que já sabe qual é o seu ministério, tem sido sóbrio em todas as coisas, suportado as aflições e cumprido o seu ministério como se deve?
Vamos ler mais uma vez 2 Timóteo 2:15: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Se apresentar a Deus aprovado, então, é responsabilidade nossa.
Deixe-me perguntar de novo: Você tem procurado se apresentar a Deus aprovado?
Timóteo, sendo um obreiro na igreja de Deus, deveria procurar apresentar-se a Deus aprovado.
Seus esforços nessa procura teriam que ser concentrados para se tornar um obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Em que momentos Timóteo se apresentou a Deus aprovado? Obviamente, após obter de Deus a aprovação por provas que passou.
Não há como ser aprovado sem ter passado pela respectiva prova.
Você não pode, a exemplo das aflições, evitar de passar por provas na vida.
Meu amados irmãos, temos que ser obreiros que não se envergonham na presença de Deus quando Ele examina a nossa vida e o nosso serviço a Ele.
Como você se apresenta diante de Deus após passar por aflições e provas, reprovado ou aprovado?
Se for aprovado, glória a Deus!
Mas se for reprovado, por que, então, você não foi aprovado? O que aconteceu?
É imprescindível que você saiba o porquê de suas reprovações diante de Deus.
Será que é porque você não tem suportado as aflições e as provas que tem passado na vida, que têm feito você desanimar, desleixar, negligenciar e até mesmo pensar em desistir do seu chamado ministerial?
Na verdade, diante de tudo o que Jesus e os Seus apóstolos passaram, nós deveríamos nos envergonhar quando denominamos os nossos problemas de aflições, de lutas, de provas, de tribulações, de perseguições.
Na prática, nós ainda não sabemos o que realmente é sofrer por Cristo e o Evangelho.
Não é errado afirmar que os obreiros aprovados diante de Deus são também aqueles que não têm de que se envergonhar e que manejam bem a palavra da verdade.
Vejo o termo obreiro em 2 Timóteo 2:15 como genérico; ou seja, aplica-se sem exceções a todos os obreiros, independentemente da função que exercem no ministério.
Mas alguém pode questionar: Mas pastor, eu não sou obreiro da igreja; e mesmo assim eu tenho que me apresentar a Deus aprovado?
Na verdade, tal irmão não é obreiro porque não quer.
Portanto, antes de responder a essa pergunta, eu aconselharia esse irmão a dizer ao Senhor porque ele não é, ainda, obreiro da igreja.
Quanto a você, que é obreiro aqui na Águia de Cristo, deve procurar ser aprovado diante de Deus.
Não importa se VOCÊ é pastor; ou líder; ou obreiro do ministério infantil; ou obreiro do ministério da música e som; ou obreiro do ministério da juventude; ou obreiro que atua na diaconia através das células; ou anfitrião; etc.: VOCÊ tem que procurar se apresentar a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Você tem que concentrar todos os seus esforços nessa procura para se tornar um obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Você tem feito isso? Se não tem feito, quando, então, começará a fazer? O que o Senhor ainda precisa falar e fazer para você começar a se apresentar aprovado na presença Dele?
Ser um obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da Verdade não é só para os pastores e líderes, mas para todos os obreiros da igreja de Deus.
Quando recebemos do Senhor a revelação do nosso ministério, devemos nos preparar para cumpri-lo plenamente.
Você, que ainda não sabe qual é o seu ministério, o que tem feito para receber do Senhor essa revelação?
Você, que já sabe qual é o seu ministério, tem se preparado para cumpri-lo plenamente?
Você sabe qual é a principal tarefa do seu ministério?
Você tem procurado apresentar-se a Deus aprovado?
Você tem sido sóbrio em todas as coisas?
As aflições e provas pelas quais você passa na vida são por sua causa ou por causa de Cristo e do Evangelho?
Você tem cumprido plenamente o seu ministério, mesmo passando por aflições e provas?
Você está sempre pronto e disposto para servir e cooperar em todos os ministérios da igreja?
Você, que ainda não é obreiro da igreja, que desculpa tem dado ao Senhor para não ser?
Porque Dele, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém! Romanos 11:36
Clique no link abaixo e saiba como utilizar o conteúdo desta postagem.
O conteúdo desta publicação é licenciado sob
Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License
NOSSOS CANAIS
Seja o primeiro a comentar!